Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
06:34:07
informe o texto

Notícias / Geral

18/03/2022 às 08:59

Vídeo | Juína cria faixa de pedestre exclusiva para capivaras

Ideia é alertar sobre a travessia desses animais e conscientizar motoristas

Denise Soares

Vídeo | Juína cria faixa de pedestre exclusiva para capivaras

Juína cria faixa de pedestre exclusiva para capivaras

Foto: Assessoria

Para conscientizar motoristas, a Prefeitura de Juína decidiu criar uma faixa de pedestre exclusiva para capivaras. Os moradores se depararam com ‘patinhas’ de capivara pintadas ao lado da faixa de pedestre dos humanos.

A ideia é alertar sobre a travessia desses animais na região da Lagoa da Garça.
Segundo a Secretaria de Infraestrutura, o objetivo é fazer com que os motoristas redobrem a atenção nesse trecho em específico e reduzam a velocidade nas proximidades da lagoa.

Veja o vídeo:



A secretaria recebeu solicitações da população sobre o perigo relacionado a travessia constante das capivaras nessa região. Por isso, o departamento de trânsito teve a ideia de pintar essa faixa, no sentido de conscientizar e alertar os motoristas.

A novidade fez a diversão dos moradores. Além de alcançar o objetivo, a faixa das capivaras viralizou nas redes sociais.



Capivaras


A capivara é o maior roedor vegetariano do mundo. Um animal adulto pode pesar 70 kg. Ela tem cabeça grande, orelhas pequenas e não tem cauda.

A espécie se alimenta de capins e ervas comuns em regiões alagadas.

Ela tem hábitos semiaquáticos e é excelente mergulhadora, tendo inclusive pés com pequenas membranas.

A capivara tem hábitos diurnos e noturnos, vive em grupos, normalmente com cerca de 20 indivíduos.

Atropelamento de animais

O  Centro Brasileiro de Ecologia de Estradas (CBEE) estima que por ano mais de 475 milhões de animais silvestres morrem atropelados em estradas. São 17 mortes por segundo, 1,3 milhão por dia.

Além de colocar em risco a existência de algumas espécies, os acidentes causados pelos atropelamentos são responsáveis por ferimentos graves e vítimas fatais entre motoristas e passageiros.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet