Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
13:14:30
informe o texto

Notícias / Polícia

22/03/2022 às 11:31

Rede de lanchonetes é alvo de operação por furto de energia elétrica

Empresa tem 15 lojas do ramo de venda de salgados em Rondonópolis

Denise Soares

Rede de lanchonetes é alvo de operação por furto de energia elétrica

Foto: Polícia Civil de Mato Grosso

Uma empresa do ramo de venda de salgados, com mais de 15 unidades, é alvo da Operação ‘Catus’, realizada nesta terça-feira (22) pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Rondonópolis.
 
De acordo com a Derf, a empresa é suspeita de furtar energia elétrica através da adulteração dos medidores de energia, além de usar equipamentos eletrônicos que adulteram o consumo de energia.
 
Uma pessoa foi presa em flagrante e estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão e verificação dos medidores de energia elétrica.
 
As equipes policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão, além de verificação de 15 locais suspeitos de estarem com equipamentos adulterados.
 
A operação conta com apoio da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e da concessionária de energia elétrica.
 
Pelo menos oito lojas apresentaram indícios de furto de energia.
 
Também foi alvo da Operação Catus uma pessoa suspeita de operar e vender os equipamentos usados na fraude.
 
Conforme a apuração da Derf de Rondonópolis, o furto de energia vem ocorrendo de maneira contínua em toda rede de lojas e o prejuízo é estimado em R$ 150 mil em um período de seis meses.

'Catus' vem do latim e significa 'gato'.

A fraude
 
De acordo com o delegado Santiago Rozendo Sanches, as investigações apontam dois tipos principais de fraude aplicadas nos furtos.
 
Uma ocorre com a adulteração do medidor de energia utilizando equipamentos eletrônicos de forma que o consumo registrado fosse reduzido em relação ao que foi efetivamente consumido.
 
A outra fraude ocorria com a utilização de equipamento eletrônico de pulsação magnética que desligava o medidor de energia enquanto a energia era efetivamente consumida.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet