Cuiabá, terça-feira, 18/06/2024
14:02:17
informe o texto

Notícias / Geral

29/04/2024 às 13:03

SERVIÇOS GRATUITOS

Mutirão da Cidadania presta mais de 3,8 mil atendimentos durante três dias

Na ação, São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Jangada receberam diversos serviços de cidadania

Leiagora

Mutirão da Cidadania presta mais de 3,8 mil atendimentos durante três dias

A ação atendeu 864 pessoas nos três municípios que receberam o Mutirão da Cidadania

Foto: Josi Dias

O Mutirão de Cidadania, organizado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, prestou 3.894 atendimentos a 864 pessoas, entre os dias 23 a 25 deste mês, nos municípios de São José do Rio Claro, Rosário Oeste e Jangada, em Mato Grosso. 

A iniciativa ofereceu um leque de serviços, incluindo plastificação de documentos, emissão de segundas vias de certidões e orientações sobre programas sociais, entre outros, com o apoio das secretarias adjuntas de Cidadania, Inclusão Socioassistencial, Direitos Humanos, Assistência Social e Procon. 

A primeira-dama Virginia Mendes destacou a entrega dos serviços com uma abordagem humanizada e eficiente, ressaltando o comprometimento com os cuidados à população, especialmente àqueles em maior necessidade.

"Os serviços que estão sendo entregues têm auxiliado a população de maneira humanizada e com agilidade. Todo este trabalho representa o respeito que temos com a população, especialmente com as que mais precisam de cuidado e atenção", ressaltou a primeira-dama. Foram ofertados diversos serviços aos cidadãos locais, entre eles 1.140 plastificações; 217 requerimentos de segunda via de certidões; 929 fotocópias; 576 confecção de fotos 3x4; 192 orientações e informações sobre o Programa SER Família Capacita; 49 orientações, captação de vagas e seguro-desemprego pelo Sine Estadual; 462 na palestra “Violação dos Direitos Humanos, bullying e consumo consciente”; 30 atividades, orientações, consultas jurídicas, registro de reclamações pelo Procon Estadual; 25 Carteiras de Identificação do Autista e 16 treinamentos técnicos.

A secretária de Assistência Social do Estado, Grasi Bugalho, reforçou a importância dos mutirões, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e residentes em zonas rurais, proporcionando serviços essenciais que de outra forma seriam de difícil acesso. 
 
“É muito gratificante ver tantas pessoas sendo atendidas pelos mutirões, que foi pensado com tanto carinho pela nossa primeira-dama Virginia Mendes, para aqueles que não têm condições de pagar uma plastificação ou uma segunda via de certidão. Agradeço o apoio dos gestores municipais nesta ação, que foi um grande sucesso, com um recorde em atendimentos. Essa é a nossa missão, atender cada vez mais com qualidade e eficiência a nossa população”, disse a secretária. 
 
Ana Paula Marques dos Santos, moradora do município de de Rosário Oeste (104 km de Cuiabá), que buscou o mutirão para solicitar a segunda via da Certidão de Nascimento e também o serviço de plastificação de documentos, destacou a relevância da ação. 
 
“Esse mutirão é maravilhoso para a gente que não tem condições de pagar outra certidão, principalmente quem é da zona rural. Quando eu soube que aqui teria o serviço, fiquei muito feliz. Fiz a solicitação da segunda via da minha certidão de nascimento e já saiu com a plastificação da certidão antiga, para guardar de lembrança”, afirmou. Outra beneficiária do Mutirão da Cidadania foi a Maria Conceição do Espírito Santo, moradora do município de Jangada (75 km de Cuiabá), que realizou nove plastificações entre documentos, certidões e certificados, solicitou duas segundas vias de certidões de nascimento e ainda emitiu a Carteira de Trabalho Digital. 
 
“Que benção esse mutirão para nós. Eu estou muito feliz com os serviços prestados, o atendimento foi excelente. Só tenho a agradecer a todos que estão envolvidos nesta ação, principalmente a dona Virginia, que está sempre pensando nas pessoas que não tem condições, porque para deslocar daqui até Cuiabá, fica muito difícil. Gratidão a todos pelo trabalho”, disse.

A secretária adjunta de Assistência Social de São José do Rio Claro (297 km de Cuiabá), agradeceu ao Governo de Mato Grosso, por meio da Setasc, a realização do mutirão no município. 
 
“Em nome do nosso prefeito Levi Ribeiro, da nossa primeira-dama e secretária de Assistência Social e de toda gestão, agradecemos o Governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes, por proporcionar este evento por meio da Setasc. Foi um grande sucesso este mutirão e já estamos aguardando as próximas ações”. Outros municípios
 
Ainda em abril, o Mutirão da Cidadania será realizado no município de Acorizal, na terça-feira (30). A programação para o mês de maio é de levar os serviços para os municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Tangará da Serra, Porto Estrela, Glória D’Oeste, Barra do Garças e Pedra Preta. 

 
Setasc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet