Cuiabá, domingo, 05/05/2024
11:21:31
informe o texto

Notícias / Judiciário

22/03/2022 às 19:44

Emanuel diz que vai tentar acordo com MP e TJ para evitar demissões

Conforme o prefeito, foram 1.600 aprovados em processo seletivo e quase 4 mil terceirizados e demissões podem comprometer atendimento

Débora Siqueira

Emanuel diz que vai tentar acordo com MP e TJ para evitar demissões

Foto: Gustavo Duarte/Secom Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá apresentou justificativas ao Ministério Público Estadual e ao desembargador Luiz Ferreira da Silva, que determinou a demissão de todos os servidores contratados da Secretaria Municipal de Saúde. Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) 1.600 pessoas foram aprovadas no processo seletivo e os contratados que podem ser demitidos chegam a quase 4 mil pessoas.
 
“Essas demissões podem gerar colapso no atendimento na saúde pública. Vamos realizar outro processo seletivo, mas há toda uma burocracia a ser respeitada e buscar um denominador comum”, disse o prefeito durante live semanal. Pinheiro diz que pretende resolver a situação até quinta-feira (24) e busca evitar suspensão no atendimento em postos de saúde, UPA e policlínicas.
 
O desembargador Luiz Ferreira da Silva acatou o pedido do MP que havia alegado que após a homologação do processo seletivo na Secretaria Municipal de Saúde no dia 3 de março, não há necessidade de manter contratados que não passaram por seletivo para ingressar no serviço público.
 
A medida judicial é reflexo da Operação Capistrum, que apura um esquema de contratação irregular no âmbito da pasta. No ano passado, Emanuel Pinheiro ficou afastado 39 dias do cargo, retornou após conseguir uma liminar e aguarda julgamento do pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
 
 Os servidores contratados que devem ser demitidos para dar lugar aos aprovados no seletivo são os servidores que ingressaram no município antes de 2014, ou seja, na gestão de Mauro Mendes no comando da Prefeitura de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet