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13/04/2022 às 16:11

Mato-grossenses pretendem gastar R$ 174 na Páscoa, aponta pesquisa

​Chocolate é o produto que será mais consumido pelos entrevistados

Leiagora

Mato-grossenses pretendem gastar R$ 174 na Páscoa, aponta pesquisa

Foto: Assessoria

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT) divulgou a intenção de compras dos mato-grossenses para a Páscoa.

O valor médio de gasto está em R$ 174,31 para 46% dos entrevistados que disseram que irão fazer compras no período.

A pesquisa foi realizada com 224 pessoas ouvidas em 32 municípios do estado, entre os dias 25 de março a 8 de abril.

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, a data contribui de forma significativa em diversas atividades da economia.

Ele diz que é uma oportunidade a mais para a recuperação financeira das empresas, fazendo com que o dinheiro circule no comércio e, consequentemente, contribua com a economia no estado.

Quando questionado a respeito da expectativa dos mato-grossenses para a economia, 52% do total de pesquisados afirmaram estarem otimistas, contra 37% alegando estar pessimistas e apenas 12% não souberam opinar.

O índice de otimismo aumenta em 2 pontos percentuais para os que disseram que irão realizar compras na data.

Entre os valores previstos para serem gastos, a maioria das pessoas (29%) pretende gastar R$ 100, seguido daqueles que disseram gastar R$ 200, que somam 23%.

Chocolate é o produto que será mais consumido pelos entrevistados (96%), peixe aparece em seguida (36%), com bacalhau (3%) e vinho (2%) também sendo lembrado pelos pesquisados.

Apenas 4% dos que responderam à pesquisa disseram que irão buscar alimentação fora do domicílio.

Além disso, a pesquisa também revela quais tipos de estabelecimentos os mato-grossenses pretendem gastar.

O destaque ficou para os supermercados, com 79% das pessoas ouvidas. Logo em seguida vem, empatados, confeitarias e shopping centers, com 13% cada. Pequenos empreendimentos aparecem com 8% e feiras e restaurantes fecham com 4%.

Wenceslau explicou o crescimento do mercado para confeitarias e pequenos empreendedores.

O que explica este fenômeno é o crescimento do e-commerce e o posicionamento nas mídias sociais. 

No entanto, pelo lado dos que disseram que não irão consumir produtos relacionados à Páscoa, que são 44% dos entrevistados, a maior parte alegou questões financeiras (42%), seguido dos que disseram que não comemoram (40%).

Os preços elevados dos produtos também foram um dos motivos para não consumir no período, representando 15% dos entrevistados e outros 3% por questões religiosas.

 
Com assessoria
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