Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
19:41:08
informe o texto

Notícias / Política

15/04/2022 às 17:30

Allan diz que proibir PCHs no Rio Cuiabá é garantir a sobrevivência do Pantanal

Para o parlamentar, não se trata apenas de uma pauta política, mas de vida e garante que fará a defesa do projeto junto à sociedade

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Allan diz que proibir PCHs no Rio Cuiabá é garantir a sobrevivência do Pantanal

Foto: JL Siqueira / ALMT

O projeto que prevê a proibição da construção de Pequenas Centrais Hidrelétricas no rio Cuiabá voltou a provocar debates na Assembleia Legislativa, e apesar de ter sido retirado de pauta mais uma vez, a matéria já conta com apoio de alguns parlamentares da casa. Dentre eles, está Allan Kardec (PSB). 

Além de ter como base a região de Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, Allan deixa claro que não se trata apenas de uma questão política, mas de um “projeto de vida”, que busca garantir a sobrevivência do Pantanal. O parlamentar alerta também para os efeitos da queimada e como a situação é crítica na região. 

“Além de contar com o meu voto, este projeto vai contar com o meu apoio, na defesa na tribuna, na sociedade, e diante de todas as situações que nós vivemos nos últimos dois anos. Hoje uma situação um pouco melhor por conta do regime hídrico, tem chovido, mas a situação do Pantanal por conta da retenção de água pra cima do Rio Cuiabá é crítica. Nós nunca tínhamos visto a Baia de Chacororé nas condições que nós vimos em 2019/2020”, afirmou o parlamentar. 

Allan ainda se coloca contrário a qualquer PCH em qualquer afluente do Rio Cuiabá. Para ele, a proposta tinha que ser ampliada para evitar qualquer construção de barragem em afluentes do Pantanal. Ele pontua ainda que é necessário olhar para outras fontes de energia, como a solar. 

“As PCHs que já existem fizeram um grande estrago no sentido do meio ambiente, o Rio Cuiabá é prova viva disso”, ressalta o parlamentar, ao dizer que acredita que o projeto deva ser aprovado na Assembleia Legislativa por maioria. 

Questionado se poderia mudar de opinião, diante de uma pressão que estaria ocorrendo por parte do governo do Estado, Allan descarta esta hipótese e diz que se trata de uma “pauta de vida”. “É uma pauta que vale o mandato inteiro. A gente faz a defesa do Pantanal, o principal bioma do Brasil junto com o Amazonas. Essa pauta e a retirada de Mato Grosso da Amazônia Legal, vamos trabalhar firmemente com posição sólida e vamos para a sociedade fazer o debate e mobilização do nosso povo”, finalizou. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet