Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
13:27:34
informe o texto

Notícias / Política

22/04/2022 às 16:58

AMM lidera prefeitos de Mato Grosso na Marcha a Brasília

Cerca de 130 pessoas, entre prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais de Mato Grosso confirmaram participação no evento

Leiagora

AMM lidera prefeitos de Mato Grosso na Marcha a Brasília

Foto: Divulgação

A XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios terá início na próxima segunda-feira (25), com a participação de gestores de várias regiões do país. Cerca de 130 pessoas, entre prefeitos, vereadores e outras lideranças municipais de Mato Grosso confirmaram participação no evento, que conta com mais de seis mil inscritos.

A Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM mobilizou os gestores para a Marcha,  que será realizada até 28 de abril, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, com o tema “Município: o caminho para um Brasil melhor”.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, que vai liderar os prefeitos de Mato Grosso, afirmou que a expectativa é que a Marcha resulte em importantes avanços institucionais para os municípios.

“Teremos a presença de várias lideranças nacionais, de representantes do Executivo e do Legislativo que vão debater as nossas demandas municipalistas. Vamos nos mobilizar para garantir apoio a projetos em tramitação no Congresso e assegurar a aprovação de matérias importantes ainda este ano”, assinalou.

Como já é tradição, será realizada uma reunião com a bancada federal de Mato Grosso para debater os projetos municipalistas em tramitação no Congresso. O encontro está previsto para o dia 27 à tarde, na Câmara Federal, com a participação do presidente da AMM, prefeitos, senadores e deputados.

Durante a Marcha também haverá a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2021 que ocorrerá na quarta-feira, dia 27, em sessão solene do Congresso Nacional. Demandada pelos prefeitos, a medida isenta de punição os gestores que não conseguiram investir o mínimo constitucional em educação – de 25% da receita via impostos – nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19.

A programação inclui a participação dos presidenciáveis que vão apresentar propostas e responder a questionamentos dos gestores. Os participantes vão conferir, ainda, pautas de interesse da gestão, além de Seminários Técnicos, espaço para o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Fórum de Vereadores, plenária com a participação dos órgãos de controle, encontro de bancadas parlamentares, entre outros momentos fundamentais para a gestão local.

Haverá também a realização de painéis temáticos sobre diversos assuntos, como Reforma Tributária, Contabilidade Municipal, Habitação, Urbanismo, Licenciamento, Saneamento, Transferências Voluntárias da União, Gestão de Riscos de Desastres, Governança nos Municípios, entre outros.  

 
Assessoria AMM
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet