Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
02:18:22
informe o texto

Notícias / Geral

18/05/2022 às 16:40

Brasil e Estados Unidos firmam cooperação para monitoramento da seca nos dois países

Acordo prevê o intercâmbio de informações estratégicas entre o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI) e instituição norte americana

Leiagora

Brasil e Estados Unidos firmam cooperação para monitoramento da seca nos dois países

Foto: Odjair Baena - ASCOM/MCTI

Foi assinado nesta quarta-feira (18), um memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN/MCTI), unidade de pesquisa do MCTI, e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), ligada à Secretaria do Comércio dos Estados Unidos. As instituições vão unir forças e compartilhar dados de monitoramento climático, que contribuirão para o desenvolvimento de ações antecipadas para diminuir os efeitos da seca nos dois países.

Tanto o CEMADEN/MCTI quanto a NOAA possuem robustas redes de radares e sensores, que serão usados neste intercâmbio de informações.

O ministro do MCTI, Paulo Alvim, destacou futuros ganhos que serão promovidos pelo trabalho conjunto das duas instituições.

“Esta união é uma contribuição da ciência em favor do mundo. A inciativa serve para anteceder problemas e construir soluções, o que é a missão do CEMADEN/MCTI. Hoje no Brasil, a seca ocorre em todos os biomas. Precisamos agir o quanto antes para reduzir seus efeitos”, declarou o ministro.

O diretor do CEMADEN/MCTI, Osvaldo Moraes, deu mais detalhes do acordo. “O compartilhamento de dados entre as duas instituições permitirá que sejam desenvolvidas ações de mitigação aos efeitos da seca, além da emissão de alertas e a gestão assertiva dos riscos causados pelas estiagens”, explicou.

Para o sub-secretário de Comércio dos Estados Unidos, Don Graves, a elaboração de soluções contribuirá positivamente para diversos setores, como a economia e a segurança alimentar. “Nós vamos aprender muito uns com os outros, de forma que esta troca de informações estratégicas será de grande valor para Brasil e os EUA”, concluiu o sub-secretário Graves.
MCTI
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet