Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
09:37:05
informe o texto

Notícias / Polícia

28/05/2022 às 18:05

PF e Senad do Paraguai destroem 843 toneladas de maconha

Operação Nova Aliança visa erradicar plantações de maconha em território paraguaio

Leiagora

PF e Senad do Paraguai destroem 843 toneladas de maconha

Foto: Assessoria

A Polícia Federal e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai (SENAD) estão à frente da denominada Operação Nova Aliança e mais uma fase se encerrou na quinta-feira (26) para erradicar plantações de maconha em território paraguaio.
 
Durante os dias de missão em campo, o resultado foi a destruição de 834 toneladas da droga, além de inutilização de diversos insumos utilizados em sua produção. Outros números que merecem destaque são: 257 hectares de cultivo erradicados; 103 acampamentos de traficantes destruídos. Ainda cabe ressaltar que 100 pessoas estiveram envolvidas diariamente, entre Policiais Federais e Forças Especiais da SENAD/Paraguai.
 
A Polícia Federal, além de ceder efetivo para a operação, ainda trabalha na logística. Uma vez que há vários pontos de plantio da droga, por muitas vezes com acesso difícil e distantes uns dos outros, a PF cede aeronaves para o transporte dos agentes de segurança, especialmente os paraguaios, até esses locais.
 
A Polícia Federal também conta com o apoio de seu Oficial de Ligação junto à SENAD, Edson Faria. Ele trabalha no planejamento e coordenação dos trabalhos e faz a interlocução entre autoridades dos dois países.
 
Números de outras fases

Em 2021, a Nova Aliança erradicou 5.401 toneladas de pés de maconha – um recorde em relação aos anos anteriores. Em 2020, 1.190 toneladas foram destruídas; e em 2019, 3.430 toneladas.

A cooperação internacional com a Polícia Federal brasileira faz parte da estratégia do Paraguai no combate ao crime organizado para erradicar a produção de plantio de droga em seu território. O intuito é atacar o cultivo antes que o ilícito chegue ao território brasileiro. Estima-se que cerca de 90% das drogas plantadas no Paraguai tenham como Brasil.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet