Cuiabá, terça-feira, 21/05/2024
02:01:54
informe o texto

Notícias / Política

30/04/2024 às 09:33

PROMESSA É DÍVIDA

No Roda Viva, Mauro garante que vai ao Congresso Nacional apresentar proposta para mudar lei ambiental

O governado voltou a defender o perdimento de terras e ainda afirmou que irá apresentar na AL um projeto de lei para gravar multas ambientais em matrículas de terras

Paulo Henrique Fanaia

No Roda Viva, Mauro garante que vai ao Congresso Nacional apresentar proposta para mudar lei ambiental

Foto: Reprodução TC Cultura

O governador Mauro Mendes (União) garantiu que irá apresentar ao Congresso Nacional uma proposta para endurecer as leis ambientais. O gestor pretende sugerir que o produtor rual que cometer crimes ambientaiis, perca o direito a suas terras.

Ele ainda afirmou que irá apresentar um projeto de lei na Assembleia de Mato Grosso, permitindo que multas ambientais sejam gravadas nas mátriculas das propriedades rurais.
 
“Vamos mandar para a Assembleia Legislativa uma lei que permiti ao estado gravar na matrícula essa multa, se ele [produtor rural] não pagar. O perdimento da terra eu tenho defendido que a lei brasileira possa mudar e quem fizer desmatamento ilegal perca sua terra, assim como está previsto na lei de drogas. Ainda não apresentei oficialmente isso, mas essa mudança tem que acontecer na Constituição, mas acredito que é o caminho. Lei dura muda o padrão, já falei isso com a ministra Marina Silva, falei na COP. Vou apresentar uma proposta no Congresso Nacional para que haja essa mudança”, disse o governador durante entrevista ao programa Roda Viva na noite desta segunda-feira (29).
 
Para embasar as proposituras, o chefe do Executivo Estadual citou o caso do produtor rural que desmatou mais de 80 mil hectares na região do Pantana,l e foi multado em R$ 2,8 bilhões.

Questionado se ele acredita que a bancada do agronegócio em Brasília irá aceitar essa mudança na lei, Mauro afirma que a maior parte do agro brasileiro não comete crimes ambientais, portanto, confia de que esses parlamentares irão apoiar a causa.
 
"Hoje, 98% dos nossos produtores agem dentro da legalidade, porque não é interesse do agronegócio desrespeitar as leis ambientais. E poucos lugares do mundo tem a preservação de Mato Grosso, que é o maior produtor de alimentos do Brasil e ainda assim tem 60% do território totalmente intacto", disse o governador. (...) Então porque vamos proteger 2% e penalizar 98%? É um crime contra o meio ambiente, contra a economia brasileira, contra a imagem do nosso país dentro e fora do Brasil. Por isso defendo o perdimento”, disso o governador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet