Cuiabá, quinta-feira, 30/05/2024
19:16:14
informe o texto

Notícias / Geral

30/05/2022 às 10:03

Prefeitura nega suspeita de caso de varíola do macaco; SES pede mais informações

A secretária Elis Fernanda de Melo afirma que o boato se deu após uma pessoa ter cruzado a fronteira da cidade com lesões no braço

Kamila Arruda

Prefeitura nega suspeita de caso de varíola do macaco; SES pede mais informações

Foto: Prefeitura de Cáceres

A Secretaria de Saúde de Cáceres nega o boato de que há um caso suspeito de varíola do macaco no município. A secretária Elis Fernanda de Melo afirma ao Leiagora que o rumor se deu após uma pessoa ter cruzado a fronteira da cidade com lesões no braço.

No entanto, ela ressalta não há nenhum registro sobre suspeita da nova doença em nenhuma das unidades de saúde do município. “Não temos nenhum caso sendo investigado, apenas um boato que passou uma pessoa na fronteira com lesões no braço, sem mais informações. Não tem esse paciente em suspeita”, garantiu a integrante do primeiro escalão municipal.

Por outro lado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) afirma que está apurando a informação junto ao município e ao Escritório Regional de Saúde de Cáceres.

A pasta ainda frisa que já havia enviado orientação aos municípios sobre as medidas que devem ser tomadas em caso sintomático da doença.

Os casos suspeitos de Monkeypox deverão ser notificados de forma imediata, em até 24 horas para Vigilância local de cada município, por se tratarem de eventos de saúde pública conforme disposto na Portaria nº 1.102, de 13 de maio de 2022.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet