Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:04:51
informe o texto

Notícias / Política

02/06/2022 às 10:00

Dia de Combate ao Feminicídio segue para a sanção do governador

Proposta pretende debater no dia 25 de novembro medidas para evitar crime que matou 43 mulheres em Mato Grosso em 2021

Débora Siqueira

Dia de Combate ao Feminicídio segue para a sanção do governador

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

O Dia do Combate ao Feminicídio foi aprovado em segunda votação pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), nessa quarta-feira (1º), e agora depende da sanção do governador Mauro Mendes (União) para entrar em vigor. De autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), o projeto marca o dia 25 de novembro como data para debater o tema por meio de campanhas, seminários, palestras, entre outras atividades, para conscientizar a população sobre a importância do Combate ao Feminicídio, na forma tentada ou consumada.
 
Em 2021, foram registrados 43 casos de feminicídio em Mato Grosso. Somente de janeiro a abril, os dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) apontam 20 mortes pela condição de ser mulher, vítimas da violência doméstica.
 
A data de 25 de novembro também coincide com o Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Desta forma, os entes públicos estaduais, em consonância com a Política Nacional de Combate à Violência Contra a Mulher, podem intensificar as ações de difusão de informações sobre o combate ao feminicídio; promoção de eventos para o debate público sobre o Combate à Violência Contra a Mulher; apresentação de práticas de conscientização, prevenção e combate ao feminicídio; mobilização da comunidade para a participação nas ações de prevenção ao feminicídio; além de divulgação de iniciativas, ações e campanhas de combate ao feminicídio e violência contra a mulher.
 
“O feminicídio é um crime de gênero cometido contra mulheres, quando há violência doméstica e familiar, e menosprezo ou discriminação à condição da mulher. Tendo em vista os dados assustadores, é necessária a tomada de medidas pelo Poder Público para conscientizar a população mato-grossense da triste realidade e da necessidade de combate ao feminicídio. A proposta de instituição da data é para intensificar ações de prevenção e enfrentamento a esse tipo de crime contra a mulher no estado de Mato Grosso, buscando diminuir tão graves números”, argumentou o deputado no projeto de lei.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet