Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
01:25:05
informe o texto

Notícias / Polícia

02/06/2022 às 07:23

Operação contra pirataria de TV por assinatura apreende equipamentos

Quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Sinop, Sorriso e Alta Floresta

Denise Soares

Operação contra pirataria de TV por assinatura apreende equipamentos

Foto: Polícia Federal de Mato Grosso

Uma operação contra pirataria de televisão por assinatura apreendeu equipamentos nesta quinta-feira (2) em três cidades mato-grossenses.
 
A Polícia Federal realiza a nova fase da operação ‘404’, com o objetivo de combater a pirataria digital, reprimindo a prática dos crimes de exploração clandestina de atividade de telecomunicação e violação de direitos autorais.
 
Nesta fase, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Sinop, Sorriso e Alta Floresta, expedidos pela Justiça Federal de Sinop.
 
A ação apreendeu equipamentos eletrônicos utilizados para a transmissão ilegal de canais de televisão, além de conseguir provas para a conclusão das investigações.
 
Segundo as investigações, as pessoas que foram objeto desta medida cautelar são suspeitas de fornecer aos usuários, mediante pagamento, o acesso ilegal de conteúdo audiovisual de TVs por assinatura (tecnologia IPTV).
 
Eles também oferecem o serviço de revenda de painel, no qual o ‘cliente’ passa a ser um fornecedor de serviços de acesso de IPTV, tudo através de equipamentos eletrônicos com acesso à internet.

O serviço era comercializado por um site e divulgado em redes sociais.
 
A operação é oriunda de trabalhos investigativos sob a coordenação da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (Laboratório de Operações Cibernéticas).



A ação conta com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos e do Departamento de Justiça do Reino Unido, tendo sido deflagrada em três fases, nos anos de 2019, 2020 e 2021, pela Polícia Civil, nos quais foram cumpridos mais de 60 mandados de busca e apreensão em diversos estados da federação.
 
Dados da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA) indicam que a pirataria digital cause prejuízos de mais de 15 bilhões para a indústria audiovisual no país.
 
A operação faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.
 
Essa é uma das principais ações da operação: tornar indisponíveis os serviços criminosos que violam os direitos autorais das vítimas. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet