Cuiabá, quarta-feira, 08/05/2024
13:36:33
informe o texto

Notícias / Geral

06/06/2022 às 11:01

Mutirão do Cadastro Único será realizado no bairro Pedra 90 esta semana

A ação será realizada na Escola Municipal Gastão de Matos Muller

Leiagora

Mutirão do Cadastro Único será realizado no bairro Pedra 90 esta semana

Foto: Vicente Aquino

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência de Cuiabá realizará, esta semana, o Mutirão do Cadastro Único (CadÚnico), no Bairro Pedra 90.

A ação será realizada entre a terça-feira (7) e a quarta (9), das 9 às 16h, na Escola Municipal Gastão de Matos Muller, 3ª etapa do bairro, e tem como público alvo aqueles que precisam atualizar ou até mesmo se cadastrar para recebimento dos benefícios concedidos pelo Governo Federal. Atualmente, 104.034 famílias estão cadastradas em Cuiabá.

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas.

Podem se inscrever as famílias de baixa renda, com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até 3 salários mínimos de renda mensal total. Aqueles que estão no CadÚnico podem acessar diversos programas e benefícios sociais do Governo Federal, bem como: Programa Auxílio Brasil; Programa Casa Verde e Amarela; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; ID Jovem; Tarifa Social de Energia Elétrica e Isenção de Taxas em Concursos Públicos e outros.

As famílias que se enquadram nas rendas acima e ainda não estão inscritas no Cadastro Único ou estão com o cadastro desatualizado, poderão comparecer nas unidades escolares que estão promovendo as ações de cadastramento e atualização e se inscrever ou procurar um CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próximo do domicilio da família.

"O Cadastro Único é a porta de entrada para os programas e benefícios sociais e a ponte para acesso as políticas públicas executadas no município para as pessoas que se enquadram no perfil" explicou a coordenadora do CadÚnico em Cuiabá, Jéssica Santos.

Para que a família possa ser cadastrada, é importante ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve fazer parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos; para o responsável pela família, deu preferência uma mulher, é necessário o documento de identificação; apresentar documentação pessoal de todas as pessoas da família e comprovante de endereço, que pode ser conta de água ou luz. No caso de criança ou adolescente, poderá apresentar certidão de nascimento.

Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados. A cada 24 meses ou sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa ou de trabalho ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve procurar o CRAS e efetuar a atualização dos dados a família.

Cronograma

A programação seguirá com ações entre os dias 21 e 23 de junho, das 9 às 16h, no Centro Educacional Portal da Fé, situada a avenida Perimetral Dois, 192, bairro Pedra 90. Já entre os dias 28 e 30 de junho , na Escola Municipal- Emeb Herbert de Souza, situada a Avenida Rotatória, s/n - Comunidade Rural Cinturão Verde. 

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet