Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
16:51:05
informe o texto

Notícias / Geral

28/06/2022 às 19:15

Vídeo | Em oito dias, outro paciente passa mal durante espera por atendimento na UPA Verdão

O homem caiu ao chão, sofrendo com espasmos, enquanto aguardava atendimento na unidade de saúde

Angélica Callejas

Vídeo | Em oito dias, outro paciente passa mal durante espera por atendimento na UPA Verdão

Foto: Davi Valle

Pouco mais de uma semana após um homem passar mal enquanto aguardava atendimento na UPA Verdão, outro paciente teve um mal súbito no saguão de espera da mesma Unidade de Saúde nesta terça-feira (28). Na nova filmagem é possível observar que a UPA continua lotada e com muita demora para atender os enfermos.

O vídeo que tem circulado nas redes sociais mostra o paciente caído de bruços no chão, tendo espasmos pelo corpo. Dois profissionais de saúde então aparecem para socorrer o homem, que é colocado em uma cadeira de rodas e levado para o interior da unidade.

Leia também - Vídeo | Homem passa mal em corredor da UPA Verdão e é socorrido por populares

A pessoa que filma questiona um pai que aguardava há três horas o filho ser atendido pelo pediatra. Segundo relatou o pai, a criança já teria passado pela triagem e foi constatado que estaria com 39ºC de febre. 

“Falou que era urgência, mas até agora não chamou, não foi atendido. Não chamou nenhuma criança depois dele. É um descaso total nessa UPA”, queixou o pai.



A Secretaria Municipal de Saúde foi questionada a respeito do caso e retornou com a seguinte nota:

Em relação ao vídeo registrado na tarde desta terça-feira (28), na UPA Verdão, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece:

-De acordo com dados do sistema de registro da  UPA, o paciente permaneceu aguardando por 37 minutos para ser submetido à classificação de risco, e  passou mal;
-Imediatamente, ele foi atendido e medicado;
-Na unidade, há duas enfermeiras designadas para realizar a classificação de risco. O atendimento consiste em aferição de pressão, temperatura, oxigenação sanguínea e questionamentos; 
-Em relação à criança que aparece no vídeo, a ficha foi feita às 11h36 e ela passou pela triagem às 12h44, tendo a classificação amarela. Ela foi atendida às 14h44, pois só havia no momento um  pediatra e ele precisou atender uma intercorrência com uma das crianças que se encontra internada na unidade.
-Válido ressaltar que a UPA Verdão realizou 2.132 atendimentos do dia 21/06/2022 (00h00h) até 28/06/2022 (17h05h).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet