Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
10:28:12
informe o texto

Notícias / Política

21/06/2022 às 09:35

Vídeo | Homem passa mal em corredor da UPA Verdão e é socorrido por populares

Vídeo do momento do "caos" viralizou nas redes sociais

Jardel P. Arruda e Denise Soares

Vídeo | Homem passa mal em corredor da UPA Verdão e é socorrido por populares

Foto: Reprodução Instagram

É segunda-feira (20) e um homem cai desacordado no chão do “corredor” da UPA Verdão, onde algumas pessoas tentam o ajudar. O local está cheio de pessoas e quem filma reclama que o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) não faz nada para mudar a situação da difculdade do atendimento, com pessoas desde às 8h da manhã esperando para receber tratamento.

A gravação acabou viralizando no perfil de instagram Perrengue Mato Grosso, conhecido por divulgar situações de dificuldades da população com um tom de humor, e também nas redes de políticos locais, tal como o vereador Dilemário Alencar (Podemos).

 

“Não adianta, eu vou filmar sim. O cara tá passando mal. A população está aqui desde as nove da manhã. Toma vergonha, prefeito! Pessoas estão morrendo e vocês não estão fazendo nada”, grita o autor do vídeo.

No Instagram, Dilemário Alencar repercutiu o vídeo e ressalta que já denunciou várias vezes o “caos nas unidades de saúde”. De acordo com ele, a espera para atendimentos chega a oito horas devido a falta de médicos, além de problemas como a falta de remédios e exames.

“Esse tipo de caos tem virado rotina na UPAs e Policlínicas. O prefeito sabe disso e nada faz, mesmo a secretaria de saúde tendo mais de R$ 1 bilhão de orçamento para este ano. Peço em nome dos cuiabanos socorro ao Ministerio Público!”, assevera Dilemário em nota enviada à imprensa.

Já em entrevista ao Leiagora, o vereador lembra o orçamento destinado à Saúde na Capital, na casa de R$ 1,3 bilhão e teme que a saúde entre em colapso.

"Eu tô pedindo socroro ao Ministério Público. Sempre faço fiscalização nas unidades de saúde. Flagrei pessoas esperando há mais de 8 horas na UPA Pascoal Ramos, senhoras esperando. Está virando o caos. Se o prefeito não tomar providência, uma atidude urgente, aplicar de forma corerta os recursos, a saúde vai entrar em colapso geral. Pessoas estão chegando até a óbito", alerta.


Outro lado

Em nota enviada ao Leiagora, a Secretaria Municipal de Saúde se manifestou da seguinte forma:

-Nesta segunda-feira (20, durante o plantão do dia, a UPA Verdão atendeu com o quadro completo de médicos, sendo 3 clínicos gerais e 1 médico no box de emergência, além de 2 pediatras. No plantão da noite, a UPA funcionou com 2 clínicos gerais e 1 médico no box de emergência e 2 pediatras;

-Em um plantão de 24 horas, o preconizado pelo Ministério é que uma UPA do porte da UPA Verdão atenda em média 300 pessoas. Em 17h de plantão, já haviam sido atendidos 257 pacientes, sendo que 40 eram oriundos do município de Várzea Grande;

-Válido ressaltar que a UPA Verdão é 100% custeada com recursos da Prefeitura de Cuiabá, sem recursos do Governo Federal e Governo Estadual;

-Após o fim de semana foi registrado um aumento considerável de pacientes, na sua maioria com classificação verde (sem urgência, de acordo com o protocolo internacional de Manchester), o que acarreta em um tempo maior de espera por atendimento;

-O paciente que aparece passando mal no vídeo estava aguardando a vez para passar pela triagem. Quando começou a sentir mal, ele foi imediatamente acolhido pela equipe e atendido;

-Após ser atendido, ele foi medicado e inclusive gravou um vídeo elogiando o atendimento e agradecendo a equipe da UPA Verdão;

-A SMS lamenta o problema ocorrido e ressalta que toda a equipe da UPA trabalha intensamente para que todos os pacientes possam ser bem atendidos.



 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet