Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:15:47
informe o texto

Notícias / Política

29/06/2022 às 09:26

Deputados podem aprovar facilitação para porte de arma para cacs e advogados

Dois projetos de lei que versam sobre esse tema devem ir à segunda votação

Jardel P. Arruda

Deputados podem aprovar facilitação para porte de arma para cacs e advogados

Foto: ABCAC

Consta na pauta de votação dos deputados estaduais de Mato Grosso desta quarta-feira (28) o reconhecimento como atividade de risco do atirador desportivo e dos advogados. Apesar de não ser uma autorização para o porte de arma, trata-se de aprovar embasamento legal para facilitar a emissão do porte de arma para essas duas categorias.

São os projetos de lei nº 39/2022 e nº 259/2022. O primeiro é assinado pelos deputados estaduais Ulysses Moraes (PTB), Xuxu Dalmolin (União), Gilberto Cattani (PL), Valmir Moretto (Republicanos), Elizeu Nascimento (PL) e delegado Claudinei (PL), enquanto o segundo pelo deputado estadual Faissal (Cidadania).

Na sessão plenária do dia 22 de junho foi aprovado o projeto nº 39/2022, que havia causado mais alarde por se tratar do reconhecimento do risco da atividade dos caçadores, atiradores e colecionadores, conhecidos como cacs. O PL se tornou alvo de debate acalorado na Assembleia Legislativa e terminou por ser aprovado após se esgotarem as possibilidades de adiar a votação do projeto.

Contudo, o projeto 259/2022, que trata do mesmo tema, mas é focado nos advogados, foi aprovado em primeira votação sem maiores discussões no dia 11 de maio. Na justificativa da proposta, Faissal argumenta que juízes e promotores já tem o direito ao porte de arma e que “a onda de atentados contra os profissionaisdo direito preocupa e assusta a categoria em todo o país”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet