Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:57:36
informe o texto

Notícias / Política

05/07/2022 às 09:21

Mauro aponta inconstitucionalidade e veta PL que barrava construção de PCHs no Rio Cuiabá

Governador assinou parecer de inconstitucionalidade do projeto de lei

Jardel P. Arruda

Mauro aponta inconstitucionalidade e veta PL que barrava construção de PCHs no Rio Cuiabá

Foto: Grupo Hidroenergia

O governador Mauro Mendes (União) vetou integralmente o projeto de lei que tinha como objetivo proibir a instalação de usinas hidrelétricas (UHE) e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) no Rio Cuiabá. De acordo com o chefe do Executivo estadual, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) apontou inconstitucionalidade porque o assunto é de competência da União.

“Interfere na competência privativa da União para legislar sobre águas, violação ao art. 22, IV da CF, bem como na competência material para explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão aproveitamento energético dos cursos de água; instituir sistema nacional de gerenciamento de recurso hídricos e definir critérios de outorga de direitos de seu uso”, diz no veto ao Projeto de Lei 957/2019 foi publicado em edição extra do Diário Oficial dessa segunda-feira (4).

De autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSD) e do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), o PL colocava em discussão a viabilidade ambiental do projeto apresentado pela Maturati Participações e que visa a construção de seis PCHs na região.

As seis PCHs ao longo do Rio Cuiabá fazem parte do projeto Brazil Green Energy (BGE), que é liderado por Fernando Vilela, diretor presidente da Maturati Participações. O plano do grupo é adicionar essas pequenas usinas à construção de um parque solar com potência para produzir 821 megawatts (MW) e um parque eólico com capacidade de produção para 231 MW.

A Rede Pantanal, um conjunto formado por 56 entidades, havia solicitado a sanção do PL por entenderem que a instalação de empreendimentos hidrelétricos no Rio Cuiabá pode trazer impactos irreversíveis para as comunidades ribeirinhas e urbanas, para o ecossistema, caracterizado por espécies de peixes migratórios e, ainda, influenciar diretamente o Pantanal.

"Um dos efeitos diretos, caso sejam licenciados empreendimentos hidrelétricos, será a diminuição na reprodução dos peixes migradores, os peixes de piracema - importantíssimos para as atividades econômicas de pesca profissional e turística. O Rio Cuiabá foi considerado o ecossistema mais piscoso do bioma, segundo os estudos científicos mencionados", diz um trecho da carta da Rede Pantanal.
 
Para o coletivo de entidades, as perdas são econômicas e culturais, de acordo com as organizações, e traria prejuízos, especialmente, para coletores de iscas (isqueiros), pescadores profissionais-artesanais e do turismo de pesca, hotéis, barqueiros, empresas de turismo e ao setor de pesca de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet