Cuiabá, sábado, 04/05/2024
07:42:53
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/07/2022 às 14:31

Após cinco anos, Expoagro é retomada em Cuiabá com três dias de portões abertos

Decisão pela feira ocorreu devido ao sucesso do Buteco de Gusttavo Lima, que reuniu mais de 30 mil pessoas no Parque de Exposições

Débora Siqueira

Após cinco anos, Expoagro é retomada em Cuiabá com três dias de portões abertos

Foto: Leiagora

Depois de cinco anos, o Sindicato Rural de Cuiabá decidiu realizar novamente Expoagro, que neste ano está na 54ª edição. O último evento havia ocorrido em 2017 e no ano seguinte foi dado um formato menor com a realização da 1ª Agro MT, uma feira de tecnologias, balcão de negócios e ciclo de palestras que pretende dar mais foco aos assuntos ligados à agricultura. Não teve shows ou parque de diversões.
 
Após dois anos neste formato, a proposta era retomar a 54ª Expoagro em 2020, contudo, a pandemia da covid-19 fez com que a diretoria do Sindicato Rural adiasse os planos. Depois da realização do show Buteco do cantor Gustavo Lima, reunindo mais de 30 mil pessoas na Acrimat, a diretoria resolveu retomar a Expoagro.
 
“Em três meses resolvemos fazer o evento, depois do show Buteco sentimos que já estava liberado para grandes eventos. Geralmente, ela é pensada de um ano para o outro, mas resolvemos fazer em cima da hora, mas estamos felizes e será ótimo”, comentou o presidente do Sindicato Rural de Cuiabá, Celso Nogueira.
 
Durante a abertura oficial da 54ª Expoagro, os discursos eram sobre a potência do agronegócio de Mato Grosso e contestação às falas que demonizam o setor como o que mais desmata. Isso, em razão de 62% do território do Estado estar preservado, como destacou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda.
 
“Está na hora do mato-grossense bater no peito e ter orgulho deste estado, mostrar ao mundo, com dados, o trabalho belíssimo e sustentável que é feito em Mato Grosso. Temos condições de dobrar a nossa produção em dez anos sem derrubar uma árvore”, ressaltou.
 
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa, lembrou que há um tempo existia o mito de que a agropecuária só devastava e agredia o meio ambiente. “Hoje o setor tem provado que é possível produzir com sustentabilidade e isso só aconteceu pela competência de todos os produtores rurais. Cuiabá tem investido maciçamente em tudo que é produtivo e no que pode melhorar o ambiente de negócios, o turismo e agregar valor para o povo. Por isso somos parceiros da Expoagro e seguiremos sendo”, disse.
 
O presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Oswaldo Ribeiro Junior, informou que tem viajado pelo mundo participando de fóruns e eventos e que Mato Grosso é sempre citado internacionalmente. “A gente só ouve falar que Mato Grosso é a ‘bola da vez’ e é importante que Cuiabá se firme como representante do estado, ela tem que ser centro das atenções e não pode ficar fora deste circuito de crescimento, com eventos como a Expoagro”, disse.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet