Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
02:31:41
informe o texto

Notícias / Geral

07/07/2022 às 08:30

Dona de casa distribui sopão preparado em fogão de lenha para quase 200 famílias carentes em Cuiabá

Experiência de ter passado necessidade motivou moradora a distribuir marmitas toda quinta-feira na própria casa

Denise Soares

Dona de casa distribui sopão preparado em fogão de lenha para quase 200 famílias carentes em Cuiabá

Benedita Máximo Pereira, de 51 anos, é conhecida como Dona Dita

Foto: Arquivo pessoal

A fila que se forma toda quinta-feira na Rua das Crianças, no Bairro Novo Paraíso 2, em Cuiabá, é tão grande quanto o senso de solidariedade da dona de casa Benedita Máximo Pereira, de 51 anos. Marmitas com sopão são servidas religiosamente às 18h10 para cerca de 200 famílias carentes da região periférica da capital.
 
Dita, como é conhecida, viu seu projeto ‘Pão solidário, amor de mãe’ crescer, quando moradores de outros bairros começaram a procurar pela marmita, fruto de doações e esforço pessoal e da família da dona de casa, que é mãe de três filhos.
 
Ela precisa de ajuda para continuar o projeto. Doações de alimentos para o sopão são bem-vindas.
 
Sorridente e acolhedora, Dita abre sua casa para receber as famílias que contam com a refeição que, talvez, seja a mais completa do dia.
 
Por ter passado necessidade na vida, Dita teve a iniciativa de começar a distribuir comida para crianças no bairro, há cerca de quatro anos. O projeto cresceu e as famílias passaram a acompanhar as crianças na busca pela marmita.


 
Quando começou a pandemia, eu atendia só as crianças. Hoje, tem muita gente, na semana passada foram 225 famílias. Recebo ajuda de vizinhos e tenho sete voluntários. Começo a servir 18h10, toda quinta-feira. E toda vez aparece gente nova”, comentou Dita em entrevista ao Leiagora.
 
A dona de casa usa macarrão e todo tipo de verdura, além de ‘ossinho’, como é chamada popularmente a sobra da desossa do boi. Todos os ingredientes são de doações.
 
“Meio-dia eu coloco a panela no fogão de lenha. Às 17h30 estamos fechando as marmitas e 17h40 já tem gente fazendo fila. Colocamos na mesa, uma voluntária fica no portão e vão entrando de três em três”, completou.


 
Aos finais de semana, o marido e os netos de Dita procuram por pedaços de madeira que possam servir de lenha no fogão.
 
Eu já passei muita necessidade e fome na vida. [Já vi] meus filhos pedindo comida e eu não tinha para dar. Eu tinha essa coisa dentro de mim, dizia: ‘meu Deus, eu quero ter as coisas para ajudar as pessoas’. Eu sofri muito nessa vida. A fome dói demais. E isso é uma coisa que eu gosto de fazer, com o maior prazer e coração”, disse.
 
Quem quiser ajudar Dita no projeto pode doar pessoalmente na casa dela, localizada na Rua das Crianças, Quadra 49 Casa 1, no Bairro Novo Paraíso 2. Ela também disponibiliza a chave PIX: 65999126234.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Idalina alves almeida 13/07/2022 às 00:00

    Se o mundo tivesse uma tia dita como essa da sopa ,solidaria,cheia de amor pra destribuir , o mu do não passaria tanta fome ,cade as.assistente sociais de Cuiabá pra ajudar ela com material vale gas alimentos.nescessario

  • Francielly de Camargo Pereira 07/07/2022 às 00:00

    Parabéns tia dita que Deus ilumine sempre a senhora e sua família ti amo muito . Lembro de quando eu ia na casa da senhora. E sempre me perguntava se eu já tinha almoçado, sr não tinha a senhora sempre estava com as panelas cheia.

 
Sitevip Internet