Cuiabá, sábado, 11/05/2024
03:08:06
informe o texto

Notícias / Geral

09/07/2022 às 17:26

UFMT auxilia IBGE na execução do Censo 2022

Inicialmente, a universidade coopera com a cessão gratuita das salas de aula para a treinamentos

Leiagora

UFMT auxilia IBGE na execução do Censo 2022

Foto: Reprodução

Considerado um importante instrumento que traz informações sobre a população brasileira e contribui para tomada de decisões e elaboração de políticas públicas, o Censo Demográfico, realizado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será desenvolvido este ano e já iniciou suas atividades. Em Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) está atuando em parceria com a Instituição para a execução e suporte necessário.

O Pró-reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) da UFMT, Adriano Aparecido de Oliveira, conta que as tratativas dessa parceria começaram em dezembro de 2021.

“Reconhecemos que essa é uma pesquisa muito importante e de complexa realização, visto que passa pelos 5.570 municípios do país. Para a UFMT é uma satisfação atuar neste acontecimento, visto que é premissa da Universidade ações conjuntas para o desenvolvimento regional e nacional”, ressalta.


Inicialmente, a UFMT coopera com a cessão gratuita das salas de aula para a realização dos treinamentos. O primeiro aconteceu dentro da sede do próprio IBGE-MT, e o segundo ciclo, realizado no mês de junho, foi ministrado dentro da Universidade, capacitando 90 supervisores locais e regionais. O terceiro e último ciclo de capacitação contará com a participação de 600 Agentes Censitários, e será realizado entre os dias 18 e 25 de julho. 

A coleta do Censo Demográfico 2022 será realizada de agosto a outubro deste ano, e para o Pró-reitor, os dados gerados neste Censo são necessários para as diversas pesquisas da UFMT e demais instituições.

“Essa parceria é essencial para a academia, pois dependemos dessas informações mais atualizadas, além de auxiliarem o planejamento do desenvolvimento institucional da UFMT. Destaco que em contrapartida, o IBGE-MT oferecerá à Universidade acesso a capacitação do Sistema IBGE de Recuperação Automática, SIDRA, que será ofertada aos servidores na modalidade a distância”, finaliza

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet