Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
00:15:12
informe o texto

Notícias / Esporte

09/07/2022 às 10:19

Torcida do Palmeiras organiza campanha para doação de sangue em Cuiabá

A expectativa é de que até o dia 15 julho pelo menos 50 litros de sangue em diferentes fatores RH tenham sido coletados pelos palmeirenses

Leiagora

Torcida do Palmeiras organiza campanha para doação de sangue em Cuiabá

Foto: Assessoria

Dezenas de torcedores do Palmeiras em Mato Grosso estão engajados na Campanha Doe Sangue e Salve Vidas, promovida e organizada pela torcida Mancha Alvi-Verde subsede Cuiabá. A expectativa é de que até o dia 15 julho pelo menos 50 litros de sangue ou mais em diferentes fatores RH, tenham sido coletados por intermédios da torcida palmeirense.

A doação de sangue é uma das muitas iniciativas sociais realizadas em Mato Grosso pela subsede da Mancha Alvi-Verde, que também promove atividades no dia das crianças, no Natal Social e em outras datas, dependendo da necessidade. No embalo do ótimo momento vivido pelo Palmeiras, com vitórias históricas em diferentes competições, o líder da Mancha Alvi-Verde Cuiabá, Valdir Brito, avalia que os torcedores vão comparecer maciçamente, no Hemocentro para coleta. "É uma ação em defesa da saúde pública. Estamos fazendo uma  convocação dos palmeirenses para se apresentarem e fazerem a doação", pontuou Valdir Brito.

O líder da torcida organizada da Mancha Alvi-Verde subsede Cuiabá, lembrou que iniciativa do gênero, em julho de 2020, mesmo em meio ao auge da pandemia Covid 19, resultou na coleta de mais de 40 litros de sangue, em Cuiabá.

Valdir destaca ainda a função social da entidade e lembra que por vezes, torcida organizada é vista com reservas, por setores da sociedade "já se tornou tradição o engajamento em luta por causas sociais. A torcida é sim, paixão pelo clube, mas é também um braço da sociedade", finalizou Valdir Brito.

Desde o início da pandemia Covid 19, o Hemocentro de Cuiabá está com o estoque regulador de sangue abaixo do necessário. Os  componentes de uma bolsa de sangue servem para quem está no centro cirúrgico, hemofilicos, pacientes com câncer e transplantados. Mas no Hemocentro Mato Grosso e outros bancos de sangue, o saldo do dia  não bate a meta. O nível de estoques de sangue, hoje está mais baixo do que no período crítico da pandemia. É que, com a reabertura, o número de doadores subiram bem menos que o de cirurgias eletivas agendados. Muitos procedimentos foram adiados, nos últimos dois anos.

No Hemocentro Mato Grosso, o doador regular é identificado e ganha uma carteirinha de doador, basta ter de 16 a 69 anos, mínimo de 50 kilos e bom estado de saúde. No dia da coleta, levar documento com foto e chegar no Hemocentro descansado  com no mínimo de seis horas de sono, e alimentado, mas sem comida gordurosa três horas antes. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarréia, grávidas e mulheres no pós parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet