Cuiabá, domingo, 28/04/2024
08:08:12
informe o texto

Notícias / Geral

27/07/2022 às 13:15

Hospital realiza primeira cirurgia bariátrica após retomada de atendimentos

Expectativa é de que, nesta semana, sejam realizadas 14 cirurgias na unidade de saúde e cerca de 100 procedimentos por mês

Leiagora

Hospital realiza primeira cirurgia bariátrica após retomada de atendimentos

Foto: Christiano Antonucci

Foram realizadas nessa segunda-feira (25), as duas primeiras cirurgias bariátricas após a retomada dos atendimentos ambulatoriais, há cerca de 30 dias, pelo Hospital Metropolitano, em Várzea Grande. O serviço estava suspenso desde março de 2020, em razão da pandemia da covid-19.

Para esta semana, a expectativa é de que sejam realizadas outras 14 cirurgias. Para o mês de agosto a previsão é de mais 50 procedimentos e, após este período, a meta é realizar, em média, 100 cirurgias por mês na unidade.

De acordo com a Central Estadual de Regulação, até julho deste ano, 3.260 pacientes estão com o encaminhamento para a realização de cirurgia bariátrica em Mato Grosso. Deste total, 120 já estavam em tratamento pré-operatório na unidade de saúde e foram chamados pelo hospital para a retomada dos atendimentos.

A diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane Oliveira, informou que as duas cirurgias realizadas nessa segunda foram exitosas e contaram com uma equipe formada por 4 cirurgiões.

“Neste primeiro momento, está sendo atendida uma lista encaminhada pelo Ministério Público, com 248 pacientes, e outros 120 pacientes da fila da Central de Regulação. Após esses atendimentos prioritários, abriremos a agenda para os que estão na fila para consulta, ou seja, para iniciar todo o processo”, explica a gestora.

Retomada

Até julho de 2021, 100% dos leitos do Hospital Metropolitano eram direcionados para pacientes em tratamento do novo coronavírus. A partir de julho deste ano, o local retomou gradativamente os atendimentos gerais, como ortopédicos e eletivos.

Antes da pandemia, o hospital realizava 40 cirurgias bariátricas por mês. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), pasta que administra a unidade, aumentou em 150% o número de procedimentos a serem realizados no local. A meta tem o objetivo de agilizar o atendimento.
 

 
Com informações da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet