Cuiabá, domingo, 28/04/2024
03:56:25
informe o texto

Notícias / Geral

31/07/2022 às 12:15

Desembargadora conta como venceu resistência machista no início da carreira no TJ

Maria Helena Póvoas defende que para entrar na política, a mulher precisa ter interesse e vocação para ocupar esses espaços

Débora Siqueira

Desembargadora conta como venceu resistência machista no início da carreira no TJ

Foto: Diego Nunes/Playagora

A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargadora Maria Helena Póvoas, disse durante entrevista no Agora na Conti, que mesmo após ter presidido a Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB-MT), e ter sido indicada à vaga de desembargadora no Tribunal, sofreu resistência por ser mulher.
 
“No Tribunal, sim. Na OAB, não. Eu percebi em coisas pequenas, não posso dizer que é a grande maioria, pelo contrário, senão não seria presidente com voto de parcela expressiva dos homens. No dia que eu tomei posse, eu ouvi o comentário de alguém que hoje nem está mais no Tribunal, já se aposentou, mas ele não viu que eu estava logo atrás dele, e comentou com outro colega: 'não sei o que mulher quer com o tribunal, lugar de mulher é na cozinha!' Eu bati nas costas dele e disse: 'vai passar rápido, são só 23 anos que eu vou ficar aqui'”, relembrou a desembargadora.
 
Por outro lado, antes de presidir a OAB, Maria Helena conta que ela foi chamada por um grupo exclusivamente de homens, que em comitiva, convidaram-na para se candidatar à presidência da Ordem. Ela já via atuado como conselheira e como diretora da entidade.
 
“Deixei fluir minhas habilidades políticas, de política classista e fui à eleição e tive 80% dos votos. Tenho honra e presido o TJ pelo voto dos meus colegas. Antigamente a regra do jogo era o rodízio, como no Supremo, eu fui na disputa”.
 
Mulher na política
 
Exemplo de sucesso para as mulheres, a desembargadora destaca que para a mulher ocupar espaços de poder, também no campo político, precisa ter vocação, ter interesse e não apenas para cumprir tabela, como no caso, da cota partidária.
 
“Minha mãe cansou de me colocar em aula de piano, não deu para nada, porque você tem que ser vocacionado para alguma coisa, você tem que gostar daquilo e se aí quase que uma atração que te leva para aquilo. No momento que a mulher é atraída para a política partidária, política sindical, ela vai às discussões”.
 
Um dos caminhos é aproximar dos partidos políticos, associações, sindicatos e entidades que discutem a política de forma geral. A desembargadora afirma que não há incentivo a isso e não questão de desinteresse.  
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet