Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:40:05
informe o texto

Notícias / Geral

03/08/2022 às 12:00

IBGE espera confirmar cerca de 3,4 milhões de habitantes em Mato Grosso

A superintendente do IBGE-MT esteve no Agora na Conti dessa terça e contou as novidades da pesquisa censitária deste ano

Paulo Henrique Fanaia

IBGE espera confirmar cerca de 3,4 milhões de habitantes em Mato Grosso

Foto: Agora na Conti

Começou na segunda-feira (1º) a coleta de dados para o censo demográfico 2022 em todo o Brasil, e Mato Grosso obviamente não vai ficar de fora. Na noite dessa terça (2), a superintendente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de Mato Grosso (IBGE-MT) Millane Chaves da Silva esteve no programa Agora na Conti e conversou sobre as novidades do censo deste ano. Segundo Millane, a expectativa é que as pesquisas confirmem cerca de 3 milhões e 400 mil habitantes em todo o estado.
 
As pesquisas do censo são realizadas a cada 10 anos. A última pesquisa brasileira foi feita em 2010. Acontece que em 2020, no início da pandemia da covid-19, os recenseadores ficaram impossibilitados de fazer as visitas e coletar os dados devido às normas de distanciamento social impostas para conter o avanço da doença. Já em 2021, mesmo com a campanha de vacinação em andamento, por motivos financeiros, não foi possível a realização da pesquisa.
 
A superintendente Millane conta que serão recenseadas todas as pessoas nascidas até o dia 31 de julho de 2022. Para tanto, existem dois tipos de questionários a serem respondidos, um mais enxuto com cerca de 25 perguntas e que leva em torno de 5 a 7 minutos para ser feito e um mais completo com cerca de 50 perguntas. Não são todas as residências de Mato Grosso que irão responder este questionário mais complexo, apenas cerca de 33% da população irá fazer parte.
 
A diferença entre os dois é que, no questionário mais simples são verificadas questões como número de pessoas na residência, cor, rendimento, escolaridade. Já no mais completo, os recenseadores irão verificar questões de saúde, se a residência é alugada ou própria e se há na casa pessoas com deficiência.
 
Em tempos em que todo mundo tem receio de receber pessoas em casa ou até mesmo com medo de golpe, Millane afirma que o representante do IBGE sempre está bem identificado.
 
“O recenseador vai devidamente identificado com aquele colete azul do IBGE. O colete tem, além do número do 0800 que qualquer morador pode ligar, no crachá tem um QR Code que já remete ao site do IBGE onde ele pode digitar a matrícula do recenseador. Aqui em Mato Grosso, temos uma parceria com o Ciosp. A pessoa pode ligar no 190 e o atendente vai perguntar a matrícula do recenseador e vai confirmar no site do IBGE”, dia Millane.
 
Toda a pesquisa é feita com o aparelho próprio do IBGE, não há qualquer tipo de pesquisa feita em papel. A superintendente ainda ressalta que o instituto não envia qualquer tipo de link pelo celular ou pelo e-mail do cidadão. Se a pessoa não puder responder as perguntas, o recenseador irá entregar pessoalmente para o morador um e-ticket para que em sete dias a pessoa acesse o site do IBGE e faça a pesquisa sozinho.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet