Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:50:56
informe o texto

Notícias / Geral

08/08/2022 às 11:15

Bombeiros resgatam urutau, conhecida como a 'ave fantasma'

Animal, que estava ferido, também é chamado de ‘mãe-da-lua’

Denise Soares

Bombeiros resgatam urutau, conhecida como a 'ave fantasma'

Bombeiros resgatam urutau, conhecida como a 'ave fantasma'

Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

Um urutau, popularmente apelidado de "ave fantasma", foi resgatado ferido em uma chácara no município de Alta Floresta. Segundo o Corpo de Bombeiros, que divulgou o resgate nesta segunda-feira (8), um morador pediu o resgate pois a ave estava em risco na propriedade.

De acordo com os bombeiros, o dono da chácara percebeu que a ave estava com um ferimento na garra e na asa, mas não sabia informar a espécie do animal.

Conforme os bombeiros, os urutaus são um grupo de aves noturnas que pertencem ao gênero nyctibius, da família nyctibiidae e ordem nyctibiiformes.
 
Também são chamados de 'mãe-da-lua' e 'emenda-toco'.
 
Os militares fizeram a captura e encaminharam para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema).


 
Curiosidades
 
Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o mãe-da-lua-gigante, ou urutau, é um dos mestres na arte da camuflagem na floresta.
 
É uma ave versátil e pode ser encontrada desde o México até o Sul do Brasil. Atualmente, são conhecidas cinco espécies de urutaus distribuídos em todo o País.
 
O pássaro possui hábitos exclusivamente noturnos, não faz ninhos, prefere caçar voando ao entardecer, e capturar insetos em pleno voo.

O canto varia de longos e finos assovios a gritos guturais, e pode ser assustador à noite, por isso gera muitas lendas sobre sua aparição.
 
Lendas populares entre os ribeirinhos da Amazônia dizem que quando a ave canta é uma manifestação do espírito da noite.

O momento indica que é hora das crianças se recolherem e ficarem quietas, senão serão levadas para outro mundo.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet