Cuiabá, domingo, 28/04/2024
09:19:13
informe o texto

Notícias / Esporte

10/08/2022 às 11:15

Conheça Inaleia Ferreira, única mulher convocada a participar do mundial de Muay Thay

Nascida em Goiás, mas com o coração cuiabano, Inaleia conta como é sua caminhada e neste esporte que já lhe rendeu 21 títulos

Paulo Henrique Fanaia

Conheça Inaleia Ferreira, única mulher convocada a participar do mundial de Muay Thay

Foto: Arquivo Pessoal

Se apenas uma palavra pudesse representar a vida da campeã mundial de Muay Thay, Inaleia Ferreira, 42 anos, essa palavra seria lutar. Vinda de uma família humilde, a vida da goiana daria um filme digno de Oscar.

Hoje com 21 títulos conquistados e um cinturão, Inaleia foi a única mulher do Brasil a ser convocada para integrar a seleção brasileira de Muay Thay e Kickboxing no campeonato mundial que será disputado no País de Gales, entre os dias 29 de outubro a 5 de novembro. Ao lado de 11 atletas homens, ela representará o país contra as melhores lutadoras do mundo na categoria até 65kg.

Para ela é uma honra ser reconhecida pelos anos de treino, dedicação e amor ao esporte. Porém, algo que ainda a incomoda muito é o machismo que as atletas enfrentam durante a vida. Em entrevista ao Leiagora, Inaleia conta que mesmo com tantos títulos, ela ainda não é paga pelas vitórias.
 
“É uma honra ser convocada, mas ao mesmo tempo é uma pena ser só eu de mulher. A seleção podia estar bem misturada, mas é muito difícil. A maioria das mulheres desistem. Se são filhas, os pais desistem, os maridos não apoiam, como eu fui expulsa de casa quando comecei a disputar o esporte. As mulheres precisam de apoio da família, das mães e dos esposos. Ou a gente mete a cara sem medo ou a gente não faz. O machismo é muito grande”, destaca.
 
Com um cartel de vitórias que vai desde quatro campeonatos estaduais, Copa do Brasil, campeã mundial na Tailândia, país berço do Muay Thay, e campeã War Fight em 2019, ela conta que até hoje somente os campeonatos masculinos realizam pagamento em dinheiro. “As pessoas acham que eu ganho rios de dinheiro, mas eu nunca participei de luta paga. Eles pagam dinheiro para os homens e não para as mulheres”.
 
Correndo contra o tempo, ela agora divide as horas de treino com as aulas que ministra na própria academia e as tentativas de encontrar patrocínio para encarar o mundial deste ano. Atualmente ela divulga o trabalho na internet e com a ajuda da filha, Izis Atalaia, elas produziram um portifólio para espalhar em empresas que queiram ajudar a levar a atleta para disputar o mundial. Ao todo, a atleta busca um patrocínio no valor de R$ 12 mil.

Trajetória de altos e baixos

Desde que chegou em Mato Grosso, há quase 30 anos,
enfrentou muita dificuldade, chegando a morar em um acampamento para trabalhadores rurais sem-terra. O início da 'virada de página' começou em 2015, ao 35 anos, quando ela decidiu praticar esporte para perder peso após atingir 105kg.
 
Aos poucos, Inaleia se apaixonou pelo Muay Thay e passou a praticá-lo com mais intensidade.

Em 2015, Inaleia sofreu um acidente de trânsito e quebrou o maxilar, o punho e teve uma queimadura de 3º grau na perna, precisando de enxerto para se recuperar.
 
A lutadora não se abateu e após um longo tratamento, se recuperou, e o Muay Thay voltou a ser protagonista na vida de Inaleia. E após muito treino, começaram a chegar os títulos.

Foi quando marido de Inaleia mandou ela escolher: “o nosso casamento de 20 anos ou o esporte”. Sem pensar duas vezes, ela e a filha de 18 anos abandonaram uma vida de violência doméstica e abusos psicológicos para se dedicar ao esporte.

Títulos na carreira

Campeã estadual (2016)
Campeã nacional (2017)
Copa do Brasil (2017)
Vice campeã Mt de Boxe(2017)
Campeã estadual (2018)
Vice Campeã Mundial  (2018)
Campeã Nacional  67kg (2018)
Vice campeã nacional 75kg (2018)
Vice campeã estadual (2019)
Vice Campeã Nacional(2019)
Campeã mundial (2019)
Campeã war fight(2019)
Campeã amti (2019)
1° Lugar no Ranking Nacional de Muay Thai Portuarius Stadium
2° Lugar no Portuarios 2021
Vice Campeã Nacional 2021
2° Lugar no War Fight 2021
2° Lugar no AMTI Portuários 2022
Campeã estadual (2021)
Campeã estadual (2017)

Como ajudar
 
Quem deseja conhecer um pouco mais sobre o trabalho da atleta, basta entrar nas redes sociais e buscar pelo seu perfil pessoal, Inaleia Ferreira, ou pode entrar em contato com ela pelo telefone (65) 99931-7279.


Dados Bancários

Inaleia O. Ferreira
Agência: 0001
Conta: 35597586-9
Banco: (0260) Nu Pagamentos S.A
Chave PIX: 880.886.851-68
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet