Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
04:41:45
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

14/08/2022 às 17:01

​Encontro Técnico do Algodão debate impacto do estresse ambiental na safra 21/22

Atraso no crescimento vegetativo e escassez hídrica foram alguns dos problemas enfrentados pelos produtores

Rodrigo Maciel Meloni

​Encontro Técnico do Algodão debate impacto do estresse ambiental na safra 21/22

Foto: Safra e Mercado

Será realizado entre os dias 29 a 31 de agosto, no hotel Gran Odara, o XIV Encontro Técnico Algodão da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT).

Na oportunidade, produtores, técnicos, pesquisadores e empresários devem debater temas relacionados à interferência direta de fatores adversos ou favoráveis durante o plantio e colheita do algodão, e como o estresse ambiental impacta de forma significativa o desenvolvimento vegetativo da commoditie, afetando diretamente a produção e a qualidade da fibra.

“Foi exatamente isso que foi observado durante a colheita da safra 2021/22 em várias regiões produtoras”, explica o professor Ederaldo José Chiavegato, doutor em produção vegetal e palestrante convidado.

Segundo ele, “apesar da adequada janela de semeadura em janeiro em todas as regiões do estado, o ciclo da cultura foi comprometido pelo excesso de chuvas, resultando em plantas com raízes superficiais, atrasando em cerca de 10 a 15 dias o aparecimento do primeiro botão floral e, consequentemente, o surgimento da primeira flor”.

O encerramento das chuvas em abril também teve influência direta na produção. Em Mato Grosso, as principais regiões produtoras, com exceção da microrregião de Primavera do Leste semeiam a segunda safra de algodão a partir de janeiro, podendo adentrar até a primeira quinzena de fevereiro.

“É aí que já começam as preocupações dos cotonicultores”, comenta o especialista, que antecipou um pouco do que será discutido durante o evento.

Programação
Credenciamento  29/08 - 11:00 a 13:00
 
Almoço : 12:00 as 13:30
 
Painéis
29/08 - 13:30 as 18:00 (finalização com coquetel)
 
30/08 - 08:00 as 18:00 (almoço e finalização com coquetel)
 
31/08 - 08:00 as 12:30 ( finalização com almoço)
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet