Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
07:33:39
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

16/08/2022 às 13:15

Se não tiver jeito, cumpra-se

Leiagora

Se não tiver jeito, cumpra-se

Foto: Tchélo Figueiredo

O governador Mauro Mendes (União) comentou nesta terça-feira (16) a decisão da Justiça Federal que determinou a realização de uma consulta prévia aos povos indígenas que serão afetados pela construção da ferrovia que liga o município de Rondonópolis a Lucas do Rio Verde. Segundo o governador, a decisão judicial está sendo analisada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), que estuda a possibilidade de recorrer sobre o tema. Porém, caso não seja viável impetrar recurso, o governo do Estado deve cumprir o que foi determinado.
 
Foi determinado um prazo 90 dias para que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a empresa Rumo adotem as medidas cabíveis para promover a consulta prévia aos indígenas Bororos das terras indígenas Tadarimana e Teresa Cristina. Os órgãos também devem emitir o Termo de Referência Específico para realização do Estudo do Componente Indígena, referente aos impactos da construção da ferrovia e a Sema não deve emitir quaisquer licenças antes da consulta e do atestado de viabilidade da obra pela Funai.

Mesmo acatando a determinação judicial, Mauro mantém o discurso que vem fazendo sobre o tema. Para ele, é errado o que o Ministério Público Federal vem fazendo e com todo esse embate e demora na realização da obra, quem perde é o próprio país. “Essa história de arrumar índio, arrumar um caquinho de cerâmica, isso no Brasil virou folclore. O país perde muito com isso”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet