Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
11:40:30
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/08/2022 às 17:40

​Estimativa de produção de cana-de-açúcar pode ser de quase 600 milhões de toneladas

Dados apontam queda de 1% para a safra 2022/2023 no comparativo com a anteri

Rodrigo Maciel Meloni

​Estimativa de produção de cana-de-açúcar pode ser de quase 600 milhões de toneladas

Foto: Reprodução

A produção de cana-de-açúcar deve chegar a 573 milhões de toneladas, registrando uma pequena queda de 1% se comparada com o ciclo anterior. Os dados foram divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) nessa sexta-feira (19) e são referentes ao levantamento da safra 2022/23.

Nesta safra, os agricultores deverão colher 70 mil quilos por hectares. No ciclo de 2021/22, a produtividade esteve mesmo patamar, e em 2020/21 o desempenho das lavouras ficou se manteve. Segundo a Sociedade Brasileira da Agropecuária (SBA), o valor é muito próximo ao esperado para a atual temporada.

A melhora no desempenho é impulsionada por um maior índice registrado principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, esta última com destaque para Goiás, além de Minas Gerais com variações positivas para as regiões de 6% e 3,5% respectivamente, enquanto os estados registraram elevação de quase 4% e 3,2%. Em São Paulo, principal estado produtor, e Paraná, por exemplo, o desempenho das lavouras ainda reflete o clima adverso das últimas temporadas.

A recuperação da produtividade desacelera a queda na produção, uma vez que a Conab espera uma nova redução na área. Se em 2020/21 foram destinados cerca de 9 milhões de hectares, na safra passada a área ocupada ficou em pouco mais de 8 milhões de hectares. Já neste ciclo, há uma nova diminuição.

Essa diminuição é explicada pela competitividade com grãos, como milho e soja que, atualmente, apresentam boa rentabilidade para o produtor, aliada às lavouras de reforma que tiveram o corte inviabilizado pelas condições climáticas.
Com informações SBA
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet