Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
16:38:51
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/08/2022 às 15:07

Pesquisa-expedicionária identifica cuidados com a alimentação na seca e sequestro de bezerros

Confina Brasil visitou 15 propriedades no Oeste de Mato Grosso, um dos estados mais importantes para o agronegócio

Rodrigo Maciel Meloni

Pesquisa-expedicionária identifica cuidados com a alimentação na seca e sequestro de bezerros

Foto: Giro do Boi

O Confina Brasil 2022, pesquisa-expedicionária promovida pela Scot Consultoria, que acompanha os pecuaristas que começam a fechar seus animais com a chegada do outonom chegou a sua 3ª rota e visitou propriedades em Mato Grosso entre os dias 8 e 12 de agosto. "A expedição sai para as estradas no mesmo ritmo do confinamento, para mapear e analisar sistemas de produção de carne bovina nas diferentes regiões produtoras do país", informa a Scot.

Engenheiros agrônomos, médicos-veterinários e zootecnistas destacaram estratégias alimentares especialmente desenvolvidas para enfrentar a época das secas, sequestro de bezerros para diferentes fins e uso de produtos do algodão na alimentação dos animais. Já nos primeiros dias de visitas, uma das equipes desembarcou na Fazenda Planície, localizada em Pontes e Lacerda. 

Com reforma de suas pastagens, o confinamento controla com rigor a lotação do pasto. No período sem chuvas, os gestores diminuem a taxa de lotação, para evitar o superpastejo na área, segundo informe da Revista DBO, que acompanhou o evento. Já nas águas, a taxa é elevada, de forma controlada, para evitar a degradação da pastagem.

Outra propriedade que muda sua forma de trabalhar na seca é a Fazenda Bandeirantes, de Araputanga. Para aliviar sua área de pasto, uma parte dos animais é realocada para o confinamento e a outra parte fica em semiconfinamento. Além disso, a Bandeirantes utiliza o Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), para obter o melhor aproveitamento de sua área de pasto.

As propriedades de Mato Grosso fazem grande uso dos produtos obtidos no beneficiamento da pluma na dieta dos animais, como é o caso do Confinamento Masutti, em Campos de Júlio.

"Como produz algodão, o Masutti oferece aos animais: caroço, farelo, torta e capulho de algodão como fonte de nutrição, além do milho, que também é de produção própria", destaca Raphael Poiani, zootecnista e analista de mercado da Scot Consultoria.

Na região de Sapezal observa-se a estratégia de utilização de caroço, torta e capulho de algodão pelos confinadores, já que a região se destaca na produção estadual.

Por fim, uma das equipes do Confina Brasil 2022 se impressionou em visita feita à Fazenda Galera, localizada em Conquista do Oeste. A grande capacidade de armazenamento foi o motivo da surpresa.

"A propriedade possui quatro silos aéreos com grande capacidade de armazenagem. Além disso, os gestores investiram na construção de mais dois silos, que possuirão capacidade de 60 mil sacos, cada um", conclui Raphael.

A propriedade possui também silos trincheira para armazenamento de milho úmido, silagem e capulho de algodão. A fábrica de ração da fazenda dispõe de boa capacidade de armazenamento.

 
Com informações Scot
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet