Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
16:17:55
informe o texto

Notícias / Geral

18/09/2022 às 16:00

Vídeo | Considerada método barato de limpeza, queimadas são 100% criminosas, afirma especialista

Mato Grosso apresentou queda de 8,1% nas ocorrências de incêndio em 2022

Eloany Nascimento

Vídeo | Considerada método barato de limpeza, queimadas são 100% criminosas, afirma especialista

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Ao contrário do que muitos pensam, as queimadas não se iniciam por condições climáticas, como o tempo seco e calor intenso. De acordo com o professor de climatologia da Universidade Federal Mato Grosso (UFMT), Rodrigo Marques, essas ações são 100% criminosas, pois as queimadas são consideradas um método barato de limpeza.

“A queimada é o método mais barato para limpeza de áreas para agricultura e agropecuária e no núcleo urbano. Em Cuiabá, nós temos uma cultura de queimada, as pessoas queimam tudo, queimam terreno, queimam lixo, queimam tudo”, explicou Marques.

Por conta dessa “cultura”, somado com a vegetação seca e tempo seco, o fogo pode se alastrar e causar tragédias de grandes proporções, como o que aconteceu em 2020, quando uma boa parte do Pantanal sobreu com o incêndio que se alastrou pela região, provocando grande impacto ao meio ambiente.

Porém, este ano, 
Mato Grosso apresentou queda de 8,1% nas ocorrências de incêndio em 2022. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, entre 1º de julho e 31 de agosto de 2021, foram registradas 3.413 ocorrências. No mesmo período deste ano, foram 3.139.

A prática de queimadas urbanas é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, que em seu artigo 54, descreve o crime de poluição, que consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.

No estado, o período proibitivo de queimadas iniciou no dia 1° de julho.

Leiagora conversou com o 1° tenente do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Marcos Célio de Souza, que ensina como evitar queimadas, principalmente durante o período proibitivo. Um bom começo é não atear fogo em quintais e terrenos urbanos e não jogar bitucas de cigarros na estrada.  
 
Confira o vídeo:

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet