Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
15:25:31
informe o texto

Notícias / Geral

27/09/2022 às 15:15

A 4 dias do fim da campanha, Cuiabá e VG não alcançam nem 30% da cobertura contra poliomielite

A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas

Eloany Nascimento

A 4 dias do fim da campanha, Cuiabá e VG não alcançam nem 30% da cobertura contra poliomielite

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A cinco dias do encerramento da campanha de vacinação contra a poliomielite, menos da metade das crianças, de 1 a 5 anos, compareceram aos postos de saúde no Brasil. Em Cuiabá e Várzea Grande a cobertura também não atingiu a porcentagem esperada.

A poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode levar a paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção e todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas. As crianças menores de 1 ano são imunizadas conforme a situação vacinal para o esquema primário.
 
Em Cuiabá, das 35.892 crianças apenas 9.110 foram vacinadas, ou seja, 25.38% do público, muito abaixo da porcentagem ideal que seria de 95%. Já em Várzea Grande não está diferente, apesar dos esforços para melhorar a cobertura vacinal, dos 18.675 público estimado, apenas 5.390, isto é, 28,86% receberam a vacina da Poliomielite.

De acordo com a Secretaria Municipal Saúde (SMS) de Várzea Grande, a falta de interesse é consequência do negacionismo, e que eles têm feito campanhas estratégicas para recrutar o público disponibilizando a vacinação nas 22 unidades de saúde da cidade para facilitar o acesso a população de todos os bairros, realização de dois Dia D, ampliando atendimento no sábado, e também orientando os agentes comunitários de saúde a realizar visitas nas casas que ficam próximas dos postos de saúde para alertar sobre a importância da imunização.  

Na Capital, as estratégias para conscientização dos pais são semelhantes, segundo a SMS os responsáveis devem levar as crianças para prevenção o quanto antes, já que a campanha vai se encerrar no próximo dia 30 e não se sabe se haverá uma nova prorrogação. Esta decisão é do Ministério da Saúde.

Na região metropolitana, a campanha vai se estender até dezembro, ultrapassando o período estipulado pelo Ministério da Saúde. Segundo a assessoria de Várzea Grande, a cobertura vacinal vai continuar para garantir a proteção das crianças que por algum motivo não conseguiram se imunizar.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet