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06/10/2022 às 13:04

Moradores de Chapada participam do processo de formatação do turismo rural

A região tem um grande potencial a ser explorado, por estar cercada pelo Lago de Manso, nascentes, rios, cachoeiras, cânions e montanhas, além da produção na pecuária leiteira e de subsistência

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Moradores de Chapada participam do processo de formatação do turismo rural

Foto: Assessoria Empaer-MT


Técnicos da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural) estão trabalhando há três meses no processo de formatação, estruturação e qualificação do Turismo Rural junto a moradores da Comunidade de Água Branca, no município de Chapada dos Guimarães (67 km de Cuiabá).

Localizada no entorno do Lago de Manso, com acesso somente por balsa ou barco particular, a comunidade possui 56 propriedades e algumas fazendas com uma diversidade de belezas naturais, entre nascentes, rios, cachoeiras, cânions e montanhas, além da produção agrícola familiar na pecuária leiteira e de subsistência.

Há três meses que os técnicos da Empaer, Elienai Correa e Geraldo Lucio Donizete, estão trabalhando junto aos moradores da comunidade. Neste período, estão sendo identificados os potenciais turísticos da região, a adesão à iniciativa e a busca de parceiros. Até uma agenda com prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, foi realizada, quando os técnicos apresentaram a proposta, que foi bem aceita pelo gestor. Ele se colocou à disposição no que for possível, conforme a iniciativa for avançando.

Na comunidade, já foram visitadas 10 propriedades e promovidas duas reuniões com a participação dos moradores e agricultores na sede da associação. Nas conversas, conheceram a importância da cadeia produtiva do turismo rural e suas particularidades.

O presidente da Associação, Júnior Teodoro, destaca que muitos moradores têm interesse de abrir suas propriedades ao turismo e, quando souberam da proposta para região, abraçaram e estão participando do processo. “Aqui todos buscam uma nova fonte de renda e, porque, não juntar o útil ao agradável”.

Segundo Júnior, a comunidade possui cachoeiras, montanhas, áreas de trilhas para caminhada, bicicleta e motocicleta. “Pra saber explorar com respeito e consciência, precisamos de orientação”, ressalta.

Em uma das visitas, o gerente da cooperativa de crédito Sicredi, de Chapada dos Guimarães, Eduardo Franquini, também conheceu a iniciativa e teve a oportunidade de explicar sobre as opções de linhas de crédito e o modelo de trabalho da cooperativa, que segue os pilares econômico financeiro e social. Ele se comprometeu a apoiar, por meio de  patrocínio na promoção e divulgação, na identificação visual e produção de placas, por exemplo.

“Quando fui convidado para conhecer a proposta, me coloquei à disposição e estamos aqui para somar. A comunicação visual de uma região turística é tudo. Os pontos turísticos, depois de formatados, precisam estar identificados para facilitar o acesso dos turistas”.  

Para o morador Lorival Leandro Alves, a iniciativa irá proporcionar a realização do sonho de montar pistas de caminhada, bicicletas e motocicletas em sua propriedade. “Já recebo amigos e parentes. Poder oportunizar essa maravilha, e agregar uma renda extra, é melhor ainda”. Sua propriedade tem a particularidade de uma montanha de fácil acesso, que permite uma vista aérea de parte da comunidade.

Segundo a técnica Elienai Correia, os trabalhos estão apenas começando e novas visitas serão realizadas para dar continuidade ao processo de catalogação dos potenciais atrativos turísticos.  Ela destaca que o trabalho é técnico e minucioso. “Seguimos conversando, trocando ideias, orientando e aglutinando novos parceiros, que irão fazer a diferença na iniciativa”.

Geraldo Donizeti Lucio enfatiza a importância da participação dos moradores da comunidade Água Branca. “Em nossas visitas, percebo que mais moradores têm mostrado interesse em participar. Assim, vamos construindo o projeto, que só dará certo com o apoio de todos”.

Durante o processo de formatação, novos moradores serão cadastrados e visitas agendadas em datas futuras, além da identificação de potenciais parceiros público e privado.

 
Assessoria Empaer-MT
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