Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:35:18
informe o texto

Notícias / Geral

16/10/2022 às 17:48

Mês de outubro tem programação especial para a pessoa idosa

Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º deste mês

Leiagora

Mês de outubro tem programação especial para a pessoa idosa

Foto: Assessoria de Imprensa

 Em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro,  rodas de conversa com o tema ‘Defesa da Dignidade e dos Direitos e Bem Estar da Pessoa Idosa’ serão realizadas nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social- Cras e Centros de Convivência de Idosos- CCI’s e parceiros. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência. 

Na próxima quarta-feira (19), a partir das 19 horas, na unidade do Cras do bairro Osmar Cabral será palco de mais uma atividade. Nesse mesmo dia, a ação ocorrerá na unidade do CCI João Guerreiro, a partir das 9 horas.  Os idosos lotados na Fundação Abrigo Bom Jesus, também receberão a visita da equipe. A Roda de Conversa será a partir das 13 horas.

Atualmente, cerca de 950 idosos são beneficiados com ações ofertadas pela Prefeitura de Cuiabá em quatro Centros de Convivência de Idosos, o Maria Ignês, na região do CPA, com 202 assistidos. Na região do Coxipó,  CCI João Guerreiro, com 241 idosos. Na região do Novo Horizonte, o CCI Aidêe Pereira, com 253 e no Centro, o CCI Padre Firmo, na região do Dom Aquino, com 254 assistidos.

UNIDADES- O município de Cuiabá conta com quatro (4) unidades voltadas ao atendimento da pessoa idosa. Nos Centros de Convivência dos Idosos- CCI’s Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira os idosos contam com vasta programação que garantem melhor qualidade vida. Além também, de ser o ponto de referência para auxilio em relação aos benefícios garantidos.

Brasil 

Dados do Ministério da Saúde apontam que os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos, em 2015. O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância de organização da rede de atenção à saúde para a oferta de cuidados longitudinais.

As doenças crônicas não transmissíveis atualmente afetam boa parte da população idosa. De acordo com pesquisas anteriores promovidas pelo Ministério da Saúde, 25,1% dos idosos tem diabetes, 18,7% são obesos, 57,1% tem hipertensão e 66,8% tem excesso de peso. Também são responsáveis por mais de 70% das mortes do país. 

O número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos vai mais que dobrar no mundo em 2050, passando de 900 milhões em 2015 para cerca de 2 bilhões. Por isso, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) acredita ser importante que os idosos de hoje e os do futuro possam envelhecer de maneira saudável e ativa. Ou seja, que a idade avançada não impeça as pessoas de ser e fazer o que querem ou valorizam.

 
Assessoria prefeitura de Cuiabá 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet