Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:05:45
informe o texto

Notícias / Esporte

17/10/2022 às 16:33

Cuiabá emite nota de repúdio a ato de violência em jogo contra o Ceará

Os jogadores deixaram o campo acuados e foram cercados por torcedores que invadiram o gramado

Eloany Nascimento

Cuiabá emite nota de repúdio a ato de violência em jogo contra o Ceará

Foto: AssCom Dourado

O Cuiabá Esporte Clube emitiu uma nota ao público repudiando os atos de violência ocorridos no domingo (16) na Arena Castelão, durante a partida contra o Ceará e exigiu punição rigorosa aos envolvidos. Os jogadores deixaram o campo acuados e foram cercados por torcedores que invadiram o gramado.

A confusão começou quando o time do Ceará tinha acabado de igualar o placar com o Cuiabá com gol de Jô quando os torcedores invadiram o campo e começaram a brigar entre si. 

O árbitro Caio Max Augusto Vieira, encerrou o jogo aos 49 minutos do segundo tempo por não ter garantia de segurança para prosseguir o jogo após briga na arquibancada e invasão de campo. A partida iria até os 54 minutos, já que foram dados nove minutos de acréscimo.

Em nota à imprensa, o Cuiabá afirma esperar que os fatos graves sejam apurados de forma profunda e que os responsáveis sejam punidos de forma enérgica e exemplar.

Confira nota na íntegra:

O Cuiabá Esporte Clube vem a público repudiar os atos de violência ocorridos ontem no Castelão, durante a partida contra o Ceará, e exigir punição rigorosa aos envolvidos.

Conforme a súmula do árbitro Caio Max Augusto Vieira, o jogo foi encerrado por falta de segurança. Diz o documento:

“Entrei em contato com o comandante geral do policiamento sr. Eduardo Souza Landim, tenente/coronel do batalhão bp choque, que não me deu garantia de segurança para reiniciar a partida. Após 13 minutos do início da invasão, decidi dar por encerrado a partida, por entender que não haveria garantia de segurança para o reinício da partida, pois haveria ainda 7 minutos por jogar referente ao restante do acréscimo do segundo tempo.”

O Regulamento Geral de Competições da CBF é claro quanto às medidas que devem ser tomadas em casos como o de ontem:

“Art. 19 – Uma partida só poderá ser adiada, interrompida ou suspensa caso ocorra, pelo menos, um dos seguintes motivos: I – falta de segurança; II – mau estado do gramado, de modo que a partida se torne impraticável ou perigosa; III – falta de iluminação adequada; 16 IV – ausência de ambulância no estádio; V – conflitos ou distúrbios graves no campo ou no estádio; VI – procedimentos contrários à disciplina por parte dos componentes dos Clubes ou de suas torcidas; VII – fato extraordinário que represente uma situação de comoção incompatível com a realização ou continuidade da partida.

Art. 20 – Quando a partida for suspensa por quaisquer dos motivos previstos no art. 19 deste RGC, assim se procederá após julgamento do processo correspondente pelo STJD: I – se o Clube que deu causa à suspensão da partida estava vencendo ou a partida estava empatada, tal Clube será declarado perdedor pelo escore de 3 a 0 (três a zero);”

A CBF e os clubes brasileiros devem estar cientes de que estamos cada vez mais próximos de uma tragédia e que apenas a adoção de medidas rigorosas livrarão o futebol destas cenas lamentáveis.

O Cuiabá EC espera que os fatos graves de ontem sejam apurados de forma profunda e que os responsáveis sejam punidos de forma enérgica e exemplar.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet