Cuiabá, domingo, 28/04/2024
16:34:34
informe o texto

Notícias / Geral

17/10/2022 às 18:00

Cartórios de Protesto podem realizar cobrança com a finalidade de recuperar crédito

De forma gratuita para pessoa física ou jurídica que possui algum título ou documento comprovando a existência de um crédito a receber

Leiagora

Cartórios de Protesto podem realizar cobrança com a finalidade de recuperar crédito

Foto: João Vieira/Assessoria/IEPTB-MT

Os Cartórios de Protesto de Mato Grosso podem realizam de forma gratuita cobrança para pessoa física ou jurídica que possui algum título ou documento comprovando a existência de um crédito a receber.

O protesto extrajudicial é um instrumento jurídico instituído pela Lei Federal nº 9492/1997, ou seja, é um procedimento legal utilizado pelos Cartórios de Protesto com a finalidade de recuperar crédito.

"Assim que o apresentante (credor) entrega um título ou documento de dívida para ser protestado, o tabelião analisa-o e, se preenchidos os requisitos legais, intima a pessoa inadimplente para quitar a dívida em três dias úteis. Se isto não ocorrer, o protesto é lavrado e a pessoa fica impossibilitada de fazer financiamento, empréstimo, receber cartão de crédito, dentre outras pendências, inclusive a inscrição em cadastros de devedores”, informa a presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil Seção Mato Grosso (IEPTB-MT), Niuara Ribeiro Roberto Borges.

O credor não precisa se preocupar em adiantar nenhum valor no cartório, pois todas as despesas com os emolumentos são de responsabilidade do devedor.
"Isso vem fazendo com que o protesto ganhe cada vez mais adeptos, principalmente também por ser um procedimento simples, seguro e eficaz. Todos os títulos e documentos são recepcionados por nossa Central de Remessa de Arquivos, responsável por fazer a distribuição deles aos cartórios de cada localidade e de forma totalmente eletrônica, ganhando tempo, o que proporciona satisfação ao usuário”, argumentou a presidente 

Niuara Ribeiro exalta que os títulos ou documentos também podem ser apresentados por meio eletrônico, bastando que a pessoa interessada tenha cadastro no site https://site.cenprotnacional.org.br/.

“O acesso é fácil e a plataforma é autoexplicativa. Por lá, o usuário preenche os campos solicitados e anexa os documentos comprovando a dívida. Vale ressaltar que o protesto extrajudicial tem um índice de 65% de êxito na recuperação de créditos privados e que é muito importante na redução da inadimplência, favorecendo o ambiente de negócios e contribuindo com o movimento da economia”, explica.

 
Com informações da Assessoria/IEPTB-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet