Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:16:26
informe o texto

Notícias / Política

18/10/2022 às 12:14

Paciente morre em UTI do HMC por falta de medicamentos, denuncia vereadora

Noradrenalina e vancomicina, medicamentos essenciais para terapia intensiva, estariam em falta

Da Redação - Jardel P. Arruda/ Da Reportagem Local - Eloany Nascimento

Paciente morre em UTI do HMC por falta de medicamentos, denuncia vereadora

Foto: Câmara de Cuiabá

A vereadora Michelly Alencar (União) afirma que um paciente morreu em um leito de unidade de terapia intensiva do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) em decorrência da falta dos medicamos noradrenalina e vancomicina. A denúncia foi realizada na manhã desta terça-feira (18), durante sessão na Câmara Municipal.

“Uma pessoa morreu. Estava na UTI e morreu por falta de medicamento. Um medicamento que não pode faltar na UTI é a noradrenalina e não está tendo, porque está havendo omissão na compra desse medicamento, na manutenção dos insumos básicos. Além da noradrenalina, está faltando a vancomicina”, afirmou a vereadora.

De acordo com ela, um médico foi quem realizou a denúncia, mas ela mantém o nome dele em sigilo para evitar uma perseguição profissional dentro da unidade de saúde. Segundo Michelly, essa denúncia se junta a várias outras que ela recebeu e serão apresentadas ao Ministério Público. 

O objetivo, explica a vereadora, é conseguir mobilizar algum resultado substancial, visto que a sensação é de impunidade frente aos problemas sistemáticos no sistema de saúde de Cuiabá.

“Isso causa uma indignação, causa uma frustração, porque a gente tem um orçamento de R$ 1,5 bilhão para saúde somente neste ano e aí a gente vê algumas situações perdurando, como a falta de repasse para hospitais filantrópicos, como Lions da Visão, Hospital de Câncer. [...] Venho para sessão muito frustrada e tendo a responsabilidade de ser a voz dessas pessoas que estão pedindo socorro”, pontuou.

Outro lado

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), que administra o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) traz a público que:

- É inverídica a informação da vereadora Michelly Alencar de que um paciente veio a óbito no HMC por falta de medicamento noradrenalina. 

- A direção da ECSP esclarece que NÃO faltam medicamentos na unidade, que todas as farmácias instaladas no hospital estão abastecidas.

- Ressalta ainda, que os usuários do Sistema Único de Saúde são bem assistidos. 

- A ECSP e a gestão prezam pela qualidade dos serviços prestados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet