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Notícias / Agro e Economia

22/10/2022 às 09:36

Ritmo de consumo das famílias cuiabanas aumenta 6,85% no acumulado do ano

O aumento do ritmo de consumo contribui para a elevação da expectativa do empresário com relação à economia

Leiagora

Ritmo de consumo das famílias cuiabanas aumenta 6,85% no acumulado do ano

Foto: Imagem ilustrativa

O ritmo de consumo das famílias cuiabanas aumentou em 6,85% com o acumulado do ano. Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) e analisada pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT). 

Já no comparativo com outubro de 2021, observa-se um crescimento de 6,56%, confirmando, assim, a melhora na intenção de consumo frente aos recentes recuos da pesquisa.


Por outro lado, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Cuiabá registrou o segundo recuo mensal consecutivo em 2022, atingindo 78 pontos em outubro. Segundo análise do IPF-MT, o recuo mensal de -2,1% sobre setembro é reflexo da variação negativa tanto para as famílias que dizem receber até 10 salários-mínimos (-2,2%), quanto para as que recebem acima disso (-1,3%). 

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o aumento do ritmo de consumo contribui para a elevação da expectativa do empresário com relação à economia. “Entre os dez primeiros meses desse ano, apenas os últimos dois meses registraram variações negativas, o que demostra que o consumo e o volume de vendas seguem movimentando o comércio, em ritmo de crescimento para a economia local”.

Wenceslau Júnior explica que mesmo com o índice permanecendo abaixo da zona de satisfação da pesquisa, que é de 100 pontos, a expectativa é promissora com a chegada do fim de ano. “A ICF apresenta um cenário promissor, registrando crescimento no acumulado de janeiro a outubro desse ano, o que projeta um aumento anual, mesmo com quedas pontuais”.

Entre os subíndices avaliados na pesquisa, apenas um apresentou melhora, o de Emprego Atual, de 0,3%, o que vem ocorrendo desde o mês de março deste ano. Entre os entrevistados da pesquisa, cerca de 44,9% se sentem mais seguros em seus empregos se comparado ao ano passado, o que acaba estimulando o consumo no longo prazo.

Para o Instituto da Pesquisa, há uma expectativa de aumento nas vendas, por parte dos empresários, com a aproximação das principais datas comemorativas do comércio, como a Black Friday, Natal e liquidações de início de ano.

 
Com informações da Fecomércio
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