Cuiabá, domingo, 05/05/2024
19:52:55
informe o texto

Notícias / Polícia

24/10/2022 às 15:06

Para coibir garimpo, Força Nacional permanecerá por mais 90 dias em terra indígena de MT

As forças armadas deverão atuar na preservação da ordem pública, além de oferecer proteção aos servidores da Funai que atuam na região de Sararé

Alline Marques

Para coibir garimpo, Força Nacional permanecerá por mais 90 dias em terra indígena de MT

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Força Nacional de Segurança Pública deverá permanecer na Terra Indígena Sararé, por mais 90 dias, devendo dar apoio à Fundação Nacional do Índio (Funai) até 21 de janeiro. A portaria que prorroga a permanência da Força Nacional foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (24)

De acordo com o documento, as forças armadas deverão atuar nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e de proteção às pessoas e ao patrimônio, no período de 24 de outubro de 2022 a 21 de janeiro de 2023.

A Força Nacional foi enviada para a região desde dezembro de 2021 com o objetivo de coibir o avanço do garimpo na região. O local é um alvo conhecido de garimpeiros que invadem a terra indígena e exploram ilegalmente a área, causando desmatamento. 

Desde 2020, a região tem sido alvo constante de operações que visam a desocupação da área atingida por garimpeiros, bem como apreensão de maquinários e utensílios que são utilizados na atividade de garimpagem ilegal. 

A Operação Alfeu já está na 6ª edição e a última ocorreu em julho deste ano. Concomitantemente, o Exército Brasileiro atua em conjunto com a Polícia Federal, Funai e Força Nacional na Terra Indígena Sararé, localizada entre os municípios de Conquista D’Oeste/MT, Nova Lacerda/MT, Pontes e Lacerda/MT e Vila Bela da Santíssima Trindade/MT.

O problema é que mesmo após as operações, os garimpeiros voltam a atuar na região. Portanto, a Força Nacional visa dar segurança aos servidores, mas também intimidar as ações dos exploradores.

A TI Sararé tem mais de 67 mil hectares e mais de 131 mil km de períometro. É ocupada pela etinia Nambikwára e fica nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda e Conquista D’Oeste.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet