Cuiabá, sábado, 27/04/2024
12:49:01
informe o texto

Notícias / Geral

04/11/2022 às 09:15

Últimos dias de inscrições para 3ª Mostra Cientifica Virtual de Steam

Os interessados podem fazer a inscrição pelo site oficial da Seduc

Leiagora

Últimos dias de inscrições para 3ª Mostra Cientifica Virtual de Steam

Foto: Divulgação

Continuam abertas, até domingo (6), as inscrições para a 3ª Mostra Cientifica Virtual de Steam: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável. A mostra é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), por meio da Secretaria Adjunta de Gestão Escolar (SAGE). Os interessados podem fazer a inscrição pelo site oficial da Seduc-MT clicando aqui.

Professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio, das unidades escolares das redes públicas Estadual ou Federal de Mato Grosso poderão inscrever projetos relacionados as práticas das áreas de Ciências da Natureza e da Matemática envolvendo as Tecnologias, as Engenharias e a Arte por meio das Linguagens.

Entre os objetivos da mostra estão o incentivo para os estudantes da Rede Estadual de Ensino buscar soluções sustentáveis para si e para o mundo, o fomento a projetos de iniciação científica, além de criar um ambiente propício para a discussão e socialização dos projetos em andamento nas escolas, entre outros.

Essa ação faz parte do Programa STEAM TECHCAMP BRASIL 2022, aprovado pelo edital de apoio às práticas STEAM nas redes estaduais de educação.

A mostra está organizada em duas etapas, Regional e Estadual. As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Novo Ensino Médio, por último a categoria Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.

Na etapa regional ocorrerá a apreciação dos projetos elaborados e desenvolvidos, podendo ser evento já ocorrido ou em andamento no ano letivo de 2022. Esta etapa consiste em análise de resumos. Cada escola poderá inscrever até três projetos, um em cada categoria, com participação de equipes de no máximo dois estudantes e um professor. Os estudantes deverão estar regularmente matriculados na escola, podendo ser de turmas diferentes, desde que na mesma categoria.

Os projetos selecionados na etapa regional serão certificados e comporão o acervo de Boas Práticas da Seduc-MT. Destes, cinco unidades escolares serão selecionadas para participar de uma oficina de montagem de impressora 3D em sua própria escola, ficando os materiais da oficina para uso pedagógico em projetos futuros.

Já a etapa estadual, terá foco na exposição dos projetos destaque na etapa escolar, conforme categoria inscrita via Google Meet. Cada projeto deverá ser inscrito pela escola, e o professor responsável, deverá estar devidamente atribuído na unidade escolar.

Todas as informações estão disponíveis no site da Seduc-MT.

Pratica Steam

O STEAM é a inicial das seguintes palavras em inglês: Science, Technology, Engineering, Art e Math. Em português: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática. Trata-se de uma metodologia baseada em projetos e o aprendizado é realizado por meio de ferramentas práticas.

A prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação. São ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado do aluno, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem.

No ensino tradicional, o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros.

 
Seduc
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet