Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:01:01
informe o texto

Notícias / Política

11/11/2022 às 11:00

Delegadas da Polícia Civil e deputada debatem ações de expansão ao combate à violência doméstica

A ferramenta foi criada para acolher vítimas de violência doméstica na requisição de serviços públicos de proteção

Leiagora

Delegadas da Polícia Civil e deputada debatem ações de expansão ao combate à violência doméstica

Foto: Assessoria

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) se reuniu na manhã desta sexta-feira (11) com delegadas e membras da Policia Judiciária Civil (PJC) de Cuiabá e Várzea Grande para debater estratégias de fortalecimento e expansão do combate à violência doméstica em Mato Grosso.

Encabeçadas pela delegada Daniela Silveira Maidel, da Diretoria de Execução Estratégica da Polícia Civil, as delegadas Jozirlethe Magalhães Criveletto e Liliane Soares Diogo das Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher de Cuiabá e Várzea Grande, apresentaram à parlamentar dados referentes ao sistema de proteção às vítimas de violência SOS Mulher, bem como sobre o funcionamento do Botão do Pânico em Mato Grosso.

A ferramenta foi criada para acolher vítimas de violência doméstica na requisição de serviços públicos de proteção, o SOS Mulher MT reúne a medida protetiva online e o botão do pânico virtual desenvolvidos pela Polícia Civil, com apoio do Poder Judiciário e Secretaria de Segurança Pública.

“Desde que foi lançado, há pouco mais de uma ano, o sistema SOS Mulher contabiliza 5.837 pedidos de medida protetiva, com 5.430 já deferidos pela Justiça. Destes pedidos, 411 vezes, o botão do Pânico foi acionado pelas vítimas nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis e Cáceres”, explicou a delegada Daniela.

Janaina, que foi autora do pedido de criação da Câmara Setorial Temática de Combate à Violência Contra a Mulher e tem 11 leis de proteção à mulher de autoria dela em vigor, ouviu a explanação das delegadas e se colocou à disposição para que juntas tracem estratégias para expansão do SOS Mulher e dos trabalhos de combate à violência doméstica.

“Quando eu chego aos municípios e visito as delegacias para conhecer as demandas e estrutura, sempre pergunto qual o tipo de ocorrência tem maior volume. Na maioria delas, a violência doméstica contra a mulher está entre as primeiras colocadas e isso é preocupante. Contem comigo para trabalharmos juntas em ações de combate a esse crime”, finalizou a deputada.

Serviço

Segundo informações da PJC, para acionar o botão do pânico, que funciona como um pedido de socorro no formato virtual, a vítima já tem que ter solicitado uma medida protetiva, onde ela informa se deseja a ferramenta virtual, que será autorizada pela Justiça e pode ser acionada quando o agressor descumpre a medida.

Ao ligar o botão no aplicativo, em 30 segundos o pedido chega ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) da Sesp, que enviará a viatura mais próxima, em socorro à vítima. O botão está disponível, por enquanto, para mulheres que moram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres e Rondonópolis, onde há unidades do Ciosp.


Já pelo site http://sosmulher.pjc.mt.gov.br, a vítima de violência doméstica e familiar pode solicitar a medida protetiva de urgência, sem a necessidade de se deslocar até uma delegacia da Polícia Civil.

Assim que a vítima preenche todos os dados no formulário do site, a medida é analisada por um delegado que, na sequência a envia a um juiz, que vai analisar o pedido. A medida protetiva é integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe), de forma ágil e segura, com resposta à vítima em poucas horas. O serviço é disponível para a maior parte dos tipos de violência doméstica, exceto a sexual. 

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet