Cuiabá, sábado, 27/04/2024
19:33:03
informe o texto

Notícias / Geral

12/11/2022 às 16:33

Enem: confira dicas de alimentação antes da prova, para aliviar o estresse

Nutricionista e professor do curso de Nutrição fala sobre o assunto

Leiagora

Enem: confira dicas de alimentação antes da prova, para aliviar o estresse

Foto: Thinkstock

A um dia do início Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será em 13 e 20 de novembro, o estresse dos estudantes aumenta e sintomas como dor de cabeça, insônia e ansiedade se tornam ainda mais frequentes. Além de cuidar do aspecto mental para ter um bom desempenho, é fundamental ter uma alimentação adequada, a fim de evitar qualquer mal-estar, antes e durante a prova.

O nutricionista e professor do curso de Nutrição da Unic Beira Rio, Wesley Santana, explica que, em momentos de tensão, o suprimento de glicose no organismo se esgota mais rapidamente, por isso é importante se alimentar de forma equilibrada, considerando tanto a quantidade como a qualidade.

“Sem sombra de dúvida esse não é um período para extrapolar nas refeições. Além de alimentos que fermentam, como repolho e feijão, que podem provocar flatulências e desconforto intestinal; bebida alcoólica, comida com excesso de gordura e açúcar podem bagunçar o funcionamento do organismo e provocar a queda do rendimento do estudante no ato da avaliação. A alimentação leve e balanceada ajuda a manter o equilíbrio e tranquilidade na hora da prova também”, pontua.

O que almoçar no dia da prova?

O ideal é elaborar um prato leve, que fornecerá energia ao candidato, sem prejudicar a digestão. O nutricionista sugere um grelhado, salada crua (que traz saciedade) e uma fonte de carboidrato, como arroz ou batata. Para aqueles que não comem carne, a proteína pode ser ovo ou soja.

Segundo o especialista alimentos gordurosos devem ser consumidos somente depois do período da prova, como feijoada, molhos brancos à base de creme de leite, carnes com gordura ou frituras, pois eles demoram mais tempo para serem digeridos e podem dar sono, além de causar mal-estar.

O que comer durante a prova?

O nutricionista sugere algumas opções de alimentos para consumo no período do exame, confira a seguir:

1 maçã ou banana + mix de castanhas e frutas secas;
1 tablete de 30 g de chocolate com teor de cacau maior que 60%;
1 barrinha de cereal com castanhas + água de coco;
Biscoito integral salgado (embalagem individual) + suco de fruta natural;

Outra dica importante é levar uma garrafa com água mineral para manter uma hidratação adequada. É preciso apenas ficar atento à quantidade e não beber mais de 200 ml de uma só vez, para evitar ir ao banheiro muitas vezes.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet