Cuiabá, sexta-feira, 03/05/2024
15:34:49
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

23/11/2022 às 16:00

Pesquisa revela que mais de 73% dos mato-grossenses pretendem fazer compras no fim do ano

Importante destacar que 46,8% disseram que pretendem gastar mais que no ano passado

Leiagora

Pesquisa revela que mais de 73% dos mato-grossenses pretendem fazer compras no fim do ano

Foto: Divulgação

O fim de ano abrange o principal período de vendas para o varejo brasileiro: trata-se do Natal que, somado com a Black Friday, fecham sempre os anos com muitas oportunidades de negócios para os mais diversos setores produtivos da economia. 

Em função disso, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá) realizou uma pesquisa no período de 26 de outubro a 8 de novembro.

O objetivo era entender o comportamento de compra de consumidores mato-grossenses para esse período e contribuir com informações relevantes para as equipes de marketing e comerciais das empresas planejarem bem as suas estratégias de vendas. 

Perfil

No total foram entrevistadas 600 pessoas distribuídas nas principais cidades de Mato Grosso.  Foram 26,1% na faixa etária de 18 a 26 anos (GERAÇÃO Z); 44,3% de 27 a 41 anos (GERAÇÃO Y); 22,3% de 42 a 56 anos (GERAÇÃO X) e 7,3% de 57 a 77 anos (BABY BOOMERS).

Do total: 65% são do sexo feminino e 34,5% do masculino. A média de filhos foram 2 e a renda familiar ficou em R$ 7.227,24.

Gastos

Do total de entrevistados, 73,2% relataram que pretendem realizar compras neste fim de ano, tendo como principais motivos o presentear familiares com 44,1%, seguido pelo se presentear com 28,4%, além de compras de produtos para casa (18,4%), presentear amigos (5,4%) e outros (3,7%). 

Dentre os locais preferidos de compras, estão as lojas no centro da cidade com 51,8%, internet (e-commerce) com 24,7%, seguido pelos shoppings center (10,3%), lojas próximas nos bairros onde mora (6,3%) e outros (6,9%).

Outro dado importante que mostra o quanto promete movimentar a economia neste fim de ano, foi que 72,5% relataram que participarão de confraternizações, sendo que 94,5% destes disseram que essas comemorações serão na própria cidade que reside.

Além disso, 47,8% participarão de brincadeiras de amigo oculto. 

Black Friday

Em relação a Black Friday, 57,4% dos mato-grossenses confirmaram que pretendem fazer compras. Sendo que a média de produtos adquiridos ficará em 3 que somam um gasto médio de R$ 2.106,09.

Importante destacar que 46,8% disseram que pretendem gastar mais que no ano passado.

Dentre os itens mais procurados, destacaram-se 25,6% eletrodomésticos, 25% roupas e calçados, 18,5% eletrônicos/celulares e smartphones, 9,5% móveis em geral, 5,8% produtos de beleza (perfumes/cosméticos), 3,4% brinquedos/pelúcias, 3,2% acessórios, 2,4% itens para casa e outros (6,6%).

Para o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja, existem muitos produtos em promoções durante a Black Friday, principalmente os de lojas de eletrônicos, eletrodomésticos e móveis.

Para esses segmentos empresariais a Black Friday tornou um segundo natal, até porque 49,7% dos consumidores relataram que procuram aguardar a chegada desse período para comprar principalmente esses produtos. 

Natal

Para o principal momento em vendas do varejo, o Natal, 78,7% dos entrevistados afirmaram que pretendem fazer compras.

Os presenteados serão os filhos(s) e mães com 19,7% cada, seguidos dos pais com 17,1%, 14,2% esposo (a), 8,8% sobrinho (s), 5,6% irmão (ã) e entre outros familiares e amigos. 

O valor gasto será maior para 34,7%, sendo R$ 1.002,61 em média para a compra de 6 presentes.

Dentre os itens mais procurados ficam como destaque as roupas e calçados (43,6%), seguidas pelos brinquedos/pelúcias (18,6%), produtos para beleza (perfumes/cosméticos) 14,5%, acessórios (6,8%), celulares/smartphones/eletrônicos (4,6%), entre outros.

Conforme o superintendente ainda, “ao analisar todos os dados coletados com os seus devidos cruzamentos somados com o cenário econômico ocorrido durante o ano, a expectativa de crescimento fica em aproximadamente 15%.

A pesquisa indicou ainda que 74,2% dos entrevistados falaram que gostam de concorrer a prêmios e 70% consideram como fator decisivo na hora de fazer compras a participação em sorteio de prêmios.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet