Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
22:14:48
informe o texto

Notícias / Geral

28/12/2022 às 11:01

Veja como a varíola dos macacos evoluiu em Mato Grosso

Em dezembro, o estado confirmou 116 casos

Eloany Nascimento

Veja como a varíola dos macacos evoluiu em Mato Grosso

Foto: Freepik

O primeiro caso de varíola dos macacos, também conhecido como monkeypox, foi registrado no Brasil no dia 9 de junho deste ano em São Paulo. Logo os números foram crescendo e espalhando para outros estados, bem como em Mato Grosso que apresentou duas suspeitas no fim de julho. Em dezembro, o estado já confirmou 116 casos.

Com diagnósticos crescendo em outros estados do país, Mato Grosso teve duas confirmações quase 10 dias após a suspeita de que dois homens residentes em Cuiabá e que estavam fora da cidade teriam contraído a doença. Com o resultado positivo, também veio a suspeita de mais casos da monkeypox.

Os casos suspeitos começaram a aparecer em diversos municípios além da capital, como em Várzea Grande, Rondonópolis e Sorriso.

A confirmação da doença demorava um pouco porque as amostras para a confirmação dos casos eram encaminhadas somente para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), unidade de referência nacional para a análise do material. 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou a primeira morte por Monkeypox em Mato Grosso no dia 10 de novembro. O paciente era um homem de 27 anos que morava em Campo Verde e morreu dois meses após a confirmação da infecção pelo vírus.

De lá pra cá, outros diagnósticos e suspeitas foram registradas no estado, mas agora, ao se passar quase cinco meses desde que Mato Grosso confirmou o primeiro caso, o último boletim epidemiológico divulgado  no dia 16 de dezembro marca que 116 pessoas em todo o estado tiveram a confirmação da doença, dentre elas 64 são de Cuiabá.

Confira o boletim epidemiológico divulgado em 27 de dezembro e veja como está a situação em outras cidades de Mato Grosso, 
clicando aqui.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet