Cuiabá, domingo, 28/04/2024
00:34:17
informe o texto

Notícias / Geral

13/12/2022 às 19:17

Empresa de São Paulo e Governo do Estado disputam concessão do Parque de Chapada

Conforme o ICMBio, objetivo não é a privatização do local

Gabriella Arantes

Empresa de São Paulo e Governo do Estado disputam concessão do Parque de Chapada

Foto: Zig Koch

Duas empresas estão disputando a concessão do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, conduzido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Uma delas é a MT Participações e Projetos S.A, a MT Par, empresa pública do governo do Estado. A outra é a companhia Parques Fundo de Investimento em Participações, localizada em São Paulo (SP). 

A sessão pública do leilão, com a abertura das propostas apresentadas nessa segunda-feira (12), está marcada para 22 de dezembro. 

A concessão do Parque de Chapada foi autorizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em setembro. Segundo a proposta, o objetivo não é a privatização do local, a gestão continuará sendo realizada pelo ICMBio.  

Na concessão, o que ocorre é a delegação de serviços, em especial os que visam atender os turistas. Quem conseguir vencer a licitação poderá investir  na melhoria da infraestrutura de visitação, como a criação de mirantes, fornecimento de transporte entre os atrativos, investindo na acessibilidade de trilhas, etc.

Conforme edital lançado em outubro deste ano, são esperados R$ 18 milhões em investimentos. O Morro de São Jerônimo, a Cachoeira Véu de Noiva e a Cidade de Pedra também irão passar por essa revitalização, além da implementação de novos atrativos.

Conforme o ICMBio, serão aplicados R$ 200 milhões em operação e gestão da unidade com oferta de serviços para aprimorar a experiência dos visitantes no local.

Parque Nacional de Chapada dos Guimarães

Criado em 1989, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães possui 32.630 hectares de área para assegurar e proteger amostras significativas dos ecossistemas locais, além de espécies nativas do Cerrado, inclusive ameaçadas de extinção. Além disso, o Parque é dono de paisagens únicas e abriga sítios arqueológicos que ajudam a contar o povoamento da região. Em 2000, foi declarado como Reserva da Biosfera do Pantanal.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet