Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
14:19:38
informe o texto

Notícias / Política

02/01/2023 às 18:31

Mendes vai monitorar em tempo real ações das secretarias e quer dar fim ao 'fantasma' do 2º mandato

Para Mauro, os gestores precisarão superar o primeiro mandato e terão 60 dias para apresentar um plano de metas e ações para os próximos 4 anos

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

Mendes vai monitorar em tempo real ações das secretarias e quer dar fim ao 'fantasma' do 2º mandato

Foto: Secom-MT

Após mais de três horas de reunião, o governador Mauro Mendes (União) deu o tom do que espera de seus secretários, presidentes de autarquias e empresas públicas para este segundo mandato. Com uma pegada de gestão empresarial, o chefe do Executivo já iniciou, no primeiro dia útil de trabalho, dando metas, prazos e deixando claro que irá monitorar em tempo real o trabalho de cada pasta. Outro ponto é dar fim ao ‘fantasma’ de um segundo mandato relaxado.

Ao deixar a reunião, a secretária de Meio Ambiente de Mato Grosso, Mauren Lazzaretti, contou que Mendes deu 60 dias para que os gestores apresentem um plano de meta, com um planejamento das ações de curto, médio e longo prazo, além de ferramentas que permitam o monitoramento e ainda a implementação de novos indicadores. 

“O tom da reunião é o que ele disse durante a posse que é efetivamente orientar os secretários que para esses próximos quatro anos teremos que nos superar, vai aumentar as cobranças”, afirmou Mauren ao deixar o Palácio Paiaguás, onde passou a tarde reunida com o chefe do Executivo. 

A secretária explicou que no primeiro mandato já foram criados diversos painéis que medem as performances de todas as Secretarias, mas estas ferramentas deverão ser aperfeiçoadas com novos indicadores e também comparativo com outros estados. “Cada  secretário saiu com a tarefa de elaborar os planos com as ações prioritárias e aproveitando também o que já tem de indicadores. Planejamento de curto prazo, que são as ações já para 2023, médio prazo que é 2024, e longo prazo, que são 2025 e 2026”, revelou. 

Outro secretário que falou com a imprensa ao deixar a reunião foi Allan Kardec, que retorna ao governo depois de dois anos e agora assume a pasta de Ciência e Tecnologia. E já tem uma missão, fazer com que Mato Grosso saia da 23ª colocação no ranking de inovação.  

“O Mauro deu o tom de como será o segundo mandato e a palavra de ordem é eficiência. Ele mostrou as evoluções entre 2019 a 2022, mas o nível de cobrança hoje é outro. Tínhamos um estado em que o nível de eficiência e arrecadação era baixo e agora temos um estado que precisa se superar, foi uma reunião longa, mas a mais resolutiva. Entendemos de fato quais são as dificuldades e desafios das 17 secretarias”, revelou. 

Allan explicou também que o governador quer uma um monitoramento em tempo real, para isso apresentou algumas ferramentas, mas deu abertura para que os secretários apresentem outras ferramentas. A ideia é um sistema de gestão de Negócios Inteligente, que é um sistema que deve ser atualizado diariamente para que se tenha controle de tudo que é realizado nas pastas. 

Allan disse que Mauro também já adiantou que quer equipes motivadas e quer fazer história na segunda gestão. O governador que acabar, de uma vez por todas, com o histórico de segunda gestão ruim e tem a intenção de colocar o estado em outro patamar, “Ele é muito competitivo, ele tem uma pegada empresarial, busca resultados pujantes”, finalizou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet