Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
01:55:33
informe o texto

Notícias / Geral

05/01/2023 às 18:37

Saúde de Várzea Grande reforça as ações de mobilização e conscientização sobre Hanseníase

No dia 19 de janeiro, às 8h, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Água Vermelha receberá o Dia ‘D’ de mobilização contra a doença no município

Leiagora

Saúde de Várzea Grande reforça as ações de mobilização e conscientização sobre Hanseníase

Foto: Reprodução

Durante este mês a prefeitura de Várzea Grande vai realizar diversas mobilizações em alusão ao ‘Janeiro Roxo’, que tem como objetivo alertar sobre o combate à Hanseníase. Neste período serão enfatizadas ações em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o enfrentamento da doença, culminando com o Dia Nacional, que ocorrerá no último domingo de janeiro.

Uma das primeiras ações será realizada no dia 19 de janeiro, às 8h, no qual a Unidade Básica de Saúde do bairro Água Vermelha, receberá o Dia ‘D’ de mobilização contra a doença no município.

Para a Responsável Técnica do Programa de Hanseníase, Adriana de Oliveira Matos, é importante a abordagem sobre o estigma da doença, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno como ações que visem eliminar fontes de infecção e interromper a cadeia de transmissão da doença. Afinal, a doença pode causar incapacidade e deformidades físicas, que são um dos principais responsáveis pela discriminação às pessoas que tem ou tiveram a doença”.


Durante janeiro, o Programa lança estratégias de apoio às ações de mobilização para o controle da doença, com o objetivo de ampliar a conscientização da população sobre a Hanseníase no município. “Por isso, no mês da campanha, a Saúde Municipal programou diversas atividades em parceria com as Unidades de Saúde, que vão de consultas médicas para diagnóstico, dispensação de medicamentos, tratamento da doença, além de palestras educativas e rodas de conversa”, pontuou o secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.

Várzea Grande possui, em média, 150 casos novos diagnosticados por ano desde 2018 até 2022. “Em todo os casos diagnosticados as pessoas se submeteram ao tratamento. Esta queda dos casos pode estar relacionada à baixa procura nas unidades de saúde por pessoas com suspeita da doença. Por isso, há necessidade de ampliar a divulgação da doença e a sensibilização na comunidade. Os nossos profissionais de saúde são capacitados sobre o manejo clínico dos doentes e da busca ativa de casos suspeitos”, explica  a técnica.

Outro ponto sobre a baixa procura ocorreu em razão da pandemia da Covid-19. Quanto a conscientização sobre o ‘Janeiro Roxo’, o secretário Gonçalo de Barros reforça: “é necessário alertar à população sobre sinais e sintomas da doença, estimular a procura pelos serviços de saúde e mobilizar profissionais de saúde na busca ativa de casos, favorecendo, assim, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e a prevenção das incapacidades. Hanseníase tem cura e o tratamento e medicamentos são fornecidos pelo SUS de forma gratuita”.

Sobre a Hanseníase

A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade, atinge pele e nervos, e quando não tratada pode causar incapacidades físicas e deformidades. A doença acomete pessoas de qualquer sexo e idade. A transmissão se dá por meio de vias aéreas respiratórias (pelo ar), através do convívio prolongado com paciente sem tratamento.

É uma doença crônica e infectocontagiosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae, que afeta a pele e nervos periféricos.

 
Prefeitura de Várzea Grande
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet