Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
00:17:22
informe o texto

Notícias / Geral

09/01/2023 às 11:15

Quem não votou no 2º turno tem até hoje para justificar

A justificativa pode ser feita pelo e-Título, pela internet ou nos Cartórios Eleitorais

Leiagora

Quem não votou no 2º turno tem até hoje para justificar

Foto: TRE-MT

Hoje (9) é o último dia para os(as) eleitores(as) que não compareceram às urnas no segundo turno das Eleições 2022 justificarem a ausência. O formulário pode ser preenchido eletronicamente ou presencialmente nos Cartórios Eleitorais de Mato Grosso.

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, que pode ser baixado nas plataformas Android e iOS, ou na internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, na opção “Justificativa Eleitoral”, aba “Justificativa pós-eleição”. Nesta seção, também é possível verificar se há alguma pendência com a Justiça Eleitoral e, se for o caso, emitir o boleto da multa para a regularização.

O atendimento presencial está sendo realizado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Clique aqui para consultar os contatos e endereços dos Cartórios Eleitorais.

É importante lembrar que três ausências injustificadas consecutivas causam o cancelamento do título eleitoral e que cada turno de votação é contado individualmente. Ou seja, os(as) eleitores(as) que não votaram nos dias 02 e 30 de outubro de 2022 (primeiro e segundo turnos) precisam justificar duas ausências.

A situação irregular junto à Justiça Eleitoral ou o cancelamento do título de eleitor trazem uma série de consequências. Entre elas, estão a impossibilidade de emitir passaporte, de tomar posse em cargo público, obter empréstimos em bancos públicos ou renovar matrícula em instituição pública de ensino superior, entre outras.

 
TRE
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet