Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
23:46:17
informe o texto

Notícias / Geral

10/01/2023 às 15:31

Por dois dias seguidos, UPAs de Cuiabá registram falta de médicos

Vereadora esteve em uma das unidades nessa segunda e promete enviar informações ao MP

Eduarda Fernandes

Por dois dias seguidos, UPAs de Cuiabá registram falta de médicos

UPA Verdão

Foto: Reprodução

Nesta segunda (9) e terça-feira (10), a mesma cena - já velha conhecida da Saúde de Cuiabá - voltou a se repetir em duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs): não havia médicos. Ontem, a unidade do Verdão foi fiscalizada pela vereadora Maysa Leão (Republicanos) que constatou, além da falta de médicos, não havia medicamentos básicos como soro glicose, dexametasona, dramin, antibióticos, entre outros.

Nesta UPA, segundo a parlamentar, os pacientes eram orientados a procurar outras unidades de saúde e na escala de médicos faltavam especialistas como clínico geral e pediatra.

A vereadora chegou na UPA após receber várias denúncias de que não havia atendimento e os funcionários teriam justificado que seria em razão do processo de intervenção da Saúde pelo governo de Mato Grosso, que foi autorizado pelo desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em 28 de dezembro. Contudo, nesta data, o comando da Saúde, que já havia retornado à gestão municipal, em razão da decisão da ministra Maria Thereza de Assis Moura, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na sexta-feira (6).

“É muito preocupante chegar a uma unidade de Saúde desse tamanho e ver as pessoas se deslocarem de várias regiões de Cuiabá em busca de atendimento e não conseguir”, destacou Maysa, que adiantou que enviará as informações levantadas na UPA para o Ministério Público para oficialização de denúncia.

Sobre esta situação, a reportagem solicitou nota de esclarecimento à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e aguarda retorno.

Já nesta terça, o Leiagora recebeu relato de um paciente que precisou esperar das 5h até as 8h na UPA Morada do Ouro para ser atendido, pois não havia médicos na unidade. A informação repassada pela recepcionista foi que a equipe da madrugada, que deveria seguir atendendo até às 7h, encerrou o plantão mais cedo porque não havia pacientes.

Sobre o caso da Morada do Ouro, a SMS informou que, nesta terça, esta UPA estava funcionando com três clínicos gerais, dois pediatras e um médico no box de emergência, mas um clínico passou mal e precisou ir embora.

“De acordo com a coordenação da unidade, neste momento, um dos clínicos está em visita (avaliando os pacientes internados), por isso o atendimento adulto está priorizado. Já foi solicitada à empresa terceirizada o envio de mais um médico para voltar o atendimento de maneira normal”, diz a nota.

No início da noite desta terça, a Secretaria de Saúde enviou uma nota especificando o caso da UPA Verdão e assegurando que "havia médicos no box de emergência e médico visitador". Confira na íntegra:

"Nota à imprensa

Em relação a situação da UPA Verdão relatada pela vereadora Maysa Leão, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que:

- Havia médicos no box de emergência e médico visitador.

- A SMS reitera que o atendimento segue normalmente na unidade, de modo que, nesta terça-feira, havia três médicos clínicos para atendimento, médico no box e médico visitador. E que preza pelo bom atendimento  aos usuários que necessitam".

 
Atualizado às 19h18, para acrescentar nota da SMS.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Aan 10/01/2023 às 00:00

    Seria importante a mídia investigar o porque está sem médico. Por exemplo, parte do salário da prefeitura está atrasado há 4 meses . E as empresas terceirizadas já atrasaram 90 dia para pagar Esses profissionais tem família , tem conta pra pagar... Como trabalhar assim ? Sem certeza de receber o salário .

 
Sitevip Internet